30/09/2025 12:54:54

Alagoas
22/06/2015 15:24:53

Militares se mobilizam para assembleia geral do próximo dia 25

Militares se mobilizam para assembleia geral do próximo dia 25
Ilustração

Uma grande mobilização dos militares alagoanos está sendo organizada pela Associação dos Oficiais Militares do Estado de Alagoas (Assomal) para a Assembleia Geral do próximo dia 25. Na oportunidade dos militares vão decidir se ficam aquartelados ou adotam a operação padrão, que reduz os serviços da corporação em 70%.


Segundo o tenente Mizael Pessoa, vice-presidente da Assomal, todos os militares estão sendo convocados para o encontro, cujo objetivo é garantir o direito ao reajuste salarial de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O governo Renan Filho (PMDB) tem se negado a uma negociação com neste sentido. 


Ainda segundo o tenente, apesar das reuniões das associações militares com os representantes das Secretarias de Estado da Fazenda, Defesa Social e Ressocialização, Gabinete Civil, comandos-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, onde foi mostrado o esforço da tropa para reduzir a violência e salvar vidas, não houve um avanço para recuperar as perdas salariais de até oito anos. Além do IPCA, outro entrave são as promoções dos militares garantidas por Lei e que não saem desde fevereiro.


O tenente Mizael Pessoa destaca que os militares têm feito sua parte, trabalhando duro, sem medir esforços e arriscando suas vidas. Enquanto os quarteis continuam com problemas estruturais: faltam viaturas, coletes e armamentos para tropa, além do reajuste e das promoções que não saem. Apesar do esforço dos comandos-gerais e do secretário da Defesa Social e Ressocialização, ele afirma que é preciso mais valorização pelo Governo.

”Estamos no sacrifício, muitas vezes extrapolando a carga horária e de graça. Temos 53% a mais de armas de fogo apreendidas, 500 meliantes a mais do que o ano passado retirados de circulação, cerca de 300% a mais de entorpecentes apreendidos. O que não entendo é porque tratar os iguais de maneira diferente, queremos o IPCA para todos os militares”, afirma o vice-presidente tenente Mizael. Com informações éassim