30/09/2025 13:00:52

Especiais
17/06/2015 16:39:42

Mitos e verdades sobre a prótese peniana

Mitos e verdades sobre a prótese peniana
Ilustração

noticiasaominuto //


A disfunção erétil atinge em algum grau (leve, moderado e grave) cerca de 50% dos brasileiros acima dos 40 anos ou 25 milhões de homens no país, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Mas a boa notícia é que mesmo os casos mais graves da doença podem ser solucionados, permitindo ao casal resgatar a vida sexual.


O implante de próteses penianas é reconhecido como a alternativa definitiva e a mais efetiva para casos graves, quando medicamentos e outras terapias não são bem-sucedidos. Ao contrário do que se imagina, os implantes penianos infláveis proporcionam uma ereção muito próxima do natural.


A SBU lançou a Campanha Nacional contra a Disfunção Erétil – De Volta ao Controle (www.devoltaaocontrole.com.br). O médico urologista e chefe do Departamento de Andrologia da SBU, Antonio de Moraes Junior, esclarece alguns mitos e verdades. Confira: 


1 – Ter dificuldade de alcançar e manter uma ereção esporadicamente ou em raras situações é um indício de que o homem tem disfunção erétil?

Não. A doença pode estar presente quando há total incapacidade ou inconsistência para se atingir uma ereção ou quando a tendência de se sustentar ereções curtas é recorrente. 


2 – O que causa da disfunção erétil? Estresse da vida moderna e ansiedade?

A disfunção erétil é uma doença de causas múltiplas. Pode estar associada a problemas de ordem psicológica, como ansiedade, depressão, fadiga, culpa, estresse, crise de relacionamento e expectativa sobre o desempenho sexual. Mas a ereção pode ser afetada por questões orgânicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e disfunções hormonais (como baixo nível de testosterona). 


3 – O uso de algumas medicações pode causar disfunção erétil?

Também é fator de risco o uso de alguns remédios como antipsicóticos, antidepressivos, anti-hipertensivos, anticonvulsivantes, anfetaminas, antagonistas da histamina, hormônios, opiáceos e medicamentos para doença cardiovascular e de Parkinson. A disfunção erétil também tem vínculos com alcoolismo. 


4 – Após o implante da prótese, o homem terá ereção permanente?

Há dois tipos de prótese disponíveis: a semirrígida e a inflável. Com a prótese semirrígida, o pênis fica ereto permanentemente, embora seja possível deixá-lo em diferentes posições de acordo com a necessidade. Já a prótese inflável reproduz a ereção tal como ela ocorre quando o homem não tem disfunção erétil. Isso porque o sistema desse tipo de prótese imita o fluxo sanguíneo natural no momento da ereção. 


5 – É possível identificar os homens que possuem prótese peniana?


Aparentemente, não é possível perceber a existência da prótese inflável. A prótese semirrígida, ao contrário, deixa o pênis em constante ereção, embora seja possível dobrá-la a 90º. Por isso, em determinadas situações, a ereção fica aparente e pode ser percebida, o que causa constrangimentos. 6 – A prótese interfere no orgasmo?


Se o paciente costumava ter orgasmos antes de receber a prótese peniana (semirrígida ou inflável), continuará a tê-los normalmente.


7 – O implante de prótese peniana afeta a fertilidade?

O paciente que realiza o implante permanece fértil.