30/09/2025 12:56:37

União dos Palmares
16/06/2015 11:40:14

Lei da Câmara de Vereadores inviabiliza Taxa de Esgoto instituída pela Prefeitura

Lei da Câmara de Vereadores inviabiliza Taxa de Esgoto instituída pela Prefeitura
Antigo SAAE em União dos Palmares

Vereadores com assento da Câmara Municipal de União dos Palmares aprovaram na sessão deste dia 8 de junho o Projeto de Lei 004/2015 de autoria do Vereador Fabian Holanda (PTB) que altera o art. 5º e adiciona os parágrafos 2º, 3º 4º e 5º ao mesmo artigo que dispõe sobre a obrigatoriedade do Prefeito Municipal em consultar o Conselho Municipal de Água e Esgoto para qualquer criação, alteração de tarifa ou taxa de água e esgoto no âmbito municipal.

 

No artigo paragrafo 2º está estabelecido que qualquer criação, alteração na tarifa de água e esgoto no município deverá ser mediante projeto de Lei especifico.

 

O paragrafo 3º obriga o chefe do Poder Executivo obrigado a consultar o recém-criado conselho municipal de água e esgoto que deverá decidir por maioria de 3/5 para qualquer projeto de criação, alteração na tarifa ou taxa de água e esgoto no âmbito municipal.

 

O paragrafo 4º estabelece que a pedido do Chefe do Executivo o CMAE se reunirá em duas audiências públicas com intervalo mínimo de 90 dias entre a primeira e a segundo audiência cada vez que houve necessidade.

 

Finalmente se o Prefeito do Município sancionar as modificações na Lei 004/1969 com a inserção dos novos parágrafos e artigos esta entrará em vigor a partir da data de sua publicação (08 de maio) e seu efeito retroage para o 1ª de janeiro de 2015, o que torna sem feito a Taxa de Esgoto estabelecida pela Prefeitura e já cobrada no mês de maio aos consumidores pelo SAAE.

 

tribunaunião //

ascom cmup