30/09/2025 11:14:32

Alagoas
04/05/2015 11:29:21

Começa campanha contra gripe; meta é imunizar mais de 702 mil em Alagoas

Começa campanha contra gripe; meta é imunizar mais de 702 mil em Alagoas
Ilustração

melhornotícia //

g1

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza, infecção viral conhecida popularmente como gripe, começa nesta segunda-feira (4) em todo o país. Em Alagoas, a meta é vacinar 702.289 pessoas até o dia 22 de maio.

 

O público alvo da imunização são idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz recentemente, trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas, detentos e funcionários do sistema prisional.

 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), as doses da vacina estarão disponíveis nas unidades de saúde no interior e também na capital, além de postos fixos instalados em locais de grande circulação de pessoas, como hipermercados e shoppings.

 

O estado prevê alcançar pelo menos 80% da meta estipulada. Já em Maceió, a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió é de imunizar pouco mais de 160 mil pessoas.

 

Vão oferecer vacinação o Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes) e Maceió Shopping (Mangabeiras), os hipermercados Extra Farol (Gruta), Hiper Bompreço da Buarque de Macedo (Centro) e supermercados G Barbosa Praia (Cruz das Almas) e Super Giro (Trapiche da Barra).

 

A Sesau informa que aqueles que tiverem alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não devem receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.

 

A proteção da vacina é de aproximadamente um ano. A Sesau alerta ainda que, ao contrário do que muita gente acredita, a vacina não causa gripe. Ela protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1. E, protege contra as complicações que podem decorrer de gripes, principalmente na chegada do inverno.

 

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Pode ser considerada uma doença de trato simples, porém pode ter complicações graves e levar ao óbito. A campanha tem o objetivo de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus.