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A partir de segunda-feira (4), quem quiser solicitar sua
carteira de identidade em Alagoas poderá agendar online a data de atendimento
no Instituto de Identificação do Estado. O novo serviço oferecido pelainternet deverá
ser acessado pelo endereço eletrônico www.agendamento.seds.al.gov.br/.
A criação do portal foi uma iniciativa da Secretaria de
Defesa Social e Ressocialização e da Perícia Oficial em parceria com empresa
Montreal que é responsável pelas emissões das carteiras de identidade no
Estado. A ideia principal do projeto é garantir qualidade, facilidade e
agilidade no atendimento ao usuário com redução de tempo de espera.
A diretora do Instituto de Identificação, Madalena
Cardoso, e o representante da Montreal em Alagoas, Eduardo Bacellar, explicaram
que o portal é autoexplicativo, e nele o cidadão terá acesso a todas as
informações para o agendamento online e os passos necessários para a
solicitação do documento. Outras vantagens apontadas são a diminuição das filas
nos postos de atendimento e a maior comodidade a população que poderá escolher
dia e hora para ser recebido.
“Estamos muitos felizes com este novo serviço, pois, o RG
é o principal documento de identificação no Brasil, válida em todo o território
nacional e aceito até no Mercosul em substituição ao passaporte. Com o
agendamento online estaremos reduzindo significativamente o tempo de
solicitação e emissão do documento que é um direito constitucional do cidadão”,
disse Madalena Cardoso.
A dupla ainda explicou como será todo o processo
eletrônico. Após entrar no portal, o usuário irá inserir o número do seu CPF e
fazer o seu cadastro. Em seguida ele irá escolher a opção para 1º ou 2ª via da
carteira de identidade, a data e a hora de atendimento. Automaticamente o
sistema irá gera um número de protocolo e no caso da segunda via, também gera a
Taxa para Pagamento (DAR/CB)
no valor de
R$ 20,59.
Com o agendamento feito, o cidadão deverá comparecer à recepção
do posto munido dos documentos exigidos no dia e horário marcado. Caso ela não
possa comparecer, o usuário ainda pode desmarcar o agendamento no mesmo portal,
e se ele não comparecer, ou fizer a desmarcação prévia, implicará no bloqueio
automático de novos agendamentos pelo prazo de sete dias.
Para o diretor geral da Perícia Oficial, Manoel Melo, a
disponibilização do agendamento online representa um avanço expressivo para a
população em geral que precisa do RG. “Esse atendimento personalizado era um
desejo antigo da nossa direção e que ganhou força no inicio deste governo que
tinha se comprometido com este anseio da população que será a maior
beneficiada”, afirmou Melo.
Inicialmente o agendamento será apenas para sede do
Instituto de Identificação que fica na Rua Cincinato Pinto, no Centro da
Capital, mas em breve o serviço será estendido para as outras unidades. Além do
portal, o link para "Agendamento Online", estará disponível também
nos sites oficiais da Secretara de Defesa Social e da Perícia Oficial.