gazetaweb //
thiago aquino
O primeiro boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres) mostra que o carnaval em Alagoas começou com quatro assassinatos e dois acidentes de trânsito. Os números – ainda parciais – que constam no resumo das ocorrências registradas desde as 18 horas dessa sexta-feira até as 7 horas da manhã deste Sábado de Zé Pereira estão publicados no site do órgão e vão ser atualizados diariamente, e várias vezes ao dia.
A estatística está dividia em modalidades. Dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), a Sedres registrou, neste período, quatro homicídios. Ainda não há informes de latrocínios, lesão corporal seguida de morte, estupro seguido de morte e outros crimes que resultaram em morte.
Quanto às contravenções, a Polícia Militar registrou 100 ocorrências de perturbação do sossego ou trabalho alheio dessa sexta até a manhã deste sábado. No carnaval, há muitos que excedem o volume do som nos automóveis ou dentro das residências e acabam atrapalhando a rotina dos vizinhos. Geralmente, a polícia é acionada para exigir que o volume das caixas acústicas seja diminuído.
Foram registrados, ainda, dois casos de lesão corporal (agressões físicas), quatro ameaças, duas brigas (vias de fato), 10 roubos, um furto, três portes de arma, dois disparos de arma de fogo, uma violação de domicílio, quatro danos, duas abordagens a usuários de drogas e um caso de embriaguez ao volante. Outras ocorrências somaram 36. Na modalidade das contravenções, a Sedres contabilizou 168 registros.
A Polícia Civil atendeu oito casos de roubo, 10 furtos, duas lesões corporais, dois registros com base na Lei Maria de Penha, seis ameaças, seis tráfico de drogas, quatro uso de drogas, duas tentativas de homicídio, duas posse/porte ilegal de arma de fogo e mais 36 ocorrências não especificadas. Até agora, a instituição quantificou 80 ocorrências.
A PM fez sete abordagens a suspeitos, deu dois apoios a instituições públicas e atendeu mais sete ocorrências de naturezas diferentes. No trânsito, foram duas colisões e uma queda de motocicleta. O Corpo de Bombeiros registrou três casos de incêndio em Alagoas entre sexta e sábado.