joão paulo farias – colaborador
texto e fotos
Aconteceu na madrugada desta sexta-feira,6, na Serra da Barriga em União dos Palmares, a quarta edição do projeto De Volta à Angola Janga, que lembra a última batalha no Quilombo dos Palmares que foi destruído há 321 anos.
O evento que está em sua quarta edição foi criado em 2012 pela ex-representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, Genisete Sarmento, com o objetivo de refletir e homenagear a luta dos quilombolas que fizeram Palmares.
As homenagens começaram as 23 horas da noite de quinta-feira,5, na chácara Paraíso na Serra da Barriga. Diversos grupos culturais se apresentaram no espaço Baobá, como a dança-afro, religiosos de matriz africana e capoeira.
Já era madrugada quando cerca de cem pessoas iniciaram o cortejo até o Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Durante o percurso de pouco mais de dois quilômetros, houve quatro paradas de reflexão com a participação dos capoeiristas, juventude, quilombolas e religiosos.
A Iyalorixá Mãe Neide Oyá d'Oxun do Projeto Inaê, destacou em sua fala que os religiosos de matriz africana ainda sofrem preconceito e ressaltou que é necessário o respeito entre as religiões. Pela primeira vez participando da vigília o estudante de Letras da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Orlando Nascimento, disse estar encantado com o evento. “Achei místico e encantador, para primeira vez que vou, fiquei focado e atento a mística dos momentos tidos lá na serra”.
Chegando ao Parque Memorial os participantes fizeram uma última homenagem e pediram licença aos antepassados para pisar no solo sagrado. Um café da manhã foi servido no restaurante Kùuku-Wàana (Banquete Familiar), encerrando evento.
APOIO
A realização do evento teve como participantes a Secretaria Municipal de
Educação e Cultura, Administração, Pacto por União, Projeto Inaê, Associação Ádapo Muquém e Universidade Federal de Alagoas – Ufal.