30/09/2025 06:06:22

União dos Palmares
02/02/2015 12:58:49

Palmarinos comemoram 180 anos de Devoção a Santa Maria Madalena padroeira do município nesta segunda feira dia 02

Faça uma viagem ao tempo do inicio de tudo á 180 anos passados

Palmarinos comemoram 180 anos de Devoção a Santa Maria Madalena padroeira do município nesta segunda feira dia 02
Estátua de Santa Maria Madalena padroeira dos palmarinos

Embora o calendário da Igreja Apostólica Romana tenha reservado o dia 20 de julho como data comemorativa a Santa Maria Madalena, os católicos palmarinos também reverenciam a Santa que a história conta que se converteu de pecadora para adoradora de Jesus Cristo entre os dias 23 de janeiro a 02 de fevereiro em uma vasta programação que incluiu desde o hasteamento de um gigantesco mastro de madeira, procissão ‘luminosa’, novenas e folguedos folclóricos que se realizam na Praça principal da cidade – que circunda o templo católico onde a Santa é adorada.

 

A mudança da data segundo os historiadores se identifica com a diversificação do tempo na região da Mata de Alagoas pois conta à história que nos idos de 1831 um fazendeiro português teria se instalado com sua família na parte baixa da cidade onde fixou a sede de sua Fazenda provavelmente a atual ‘Jurema’. Construída a sede, determinou também a construção de uma pequena capela onde sua esposa colocou no altar principal uma estátua de madeira de Santa Maria Madalena trazida de sua terra natal.

 

Inicialmente o local era visitado por vizinhos do fazendeiros e escravos, porém três anos depois uma cheia devastadora destruiu a sede da Fazenda e a capela, porém a estatua foi salva a tempo. Passada a tempestade, o fazendeiro escolheu um local mais afastado do rio portanto longe das enchentes. Escolheu a Praça Basiliano Sarmento onde ergueu sua nova morada depois transformada na Loja ‘A Predilecta’ (atual farmácia do empresário Adeildo Sotero) na Praça que se chamava Pedro Jorge hoje Basiliano Sarmento e mandou construir proximo uma capela que em 1899 deu lugar a uma suntuosa Matriz, derrubada no inicio dos anos de 1970 graças às medidas ‘inovadores’ de uma comissão de padres canadenses e católicos locais ação que ainda hoje desagrada os mais nativos mais antigos, pois deu lugar a Matriz considerada uma das mais lindas do estado a um templo sem adereços arquitetônicos de Matriz Católica que na opinião de muitos não comporta a demanda de católicos em determinadas ocasiões.

 

Mas desde que a nova capela foi construída em 1834 que o dia dois de fevereiro é comemorado. Por incrível que pareça a cada ano a renovação da Fé e Devoção a Santa que viveu na Galiléia diferentemente de outros locais onde ocorre migrações de católicos para outras religiões cresce assustadoramente. Este ano no dia do soerguimento do mastro cerca 25 mil pessoas participaram do evento. Para esta segunda feira dia 02, se espera entre 30 e 35 mil pessoas vindas de outros municípios e de várias partes do país.

 

A procissão prevista para ocorrer a partir das 16:00 horas é um caso a parte, digna de registro. Fieis doam as charolas (estandartes onde as imagens dos santos são colocados) e que percorre em procissão as ruas da cidade quando são cantados hinos religiosos e de louvores. A estátua de Santa Maria Madalena encerra o cortejo como se estivesse abençoando os lares dos palmarinos. No cortejo, pessoas pagam promessas alcançadas – outras renovam sua Fé. É comum o registro de devotos vestidos de frei ou de freira, outros de padre, outros carregam pedras nas cabeças, enfim é uma verdadeira demonstração de religiosidade de uma comunidade que venera sua Excelsa Padroeira Santa Maria Madalena. Vale a lembrança que centenas de palmarinos ausentes que usam o evento como pretexto para rever familiares e amigos distantes numa demonstração da cidadania e solidariedade do povo da histórica União dos Palmares que em seu acervo histórico guarda relíquias da história desde o Brasil colonial até a data presente.

 

Hoje é Dia de Milagres. É dia de Santa Maria Madalena.

 

antonioaragão //

redação


Galeria