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karine amorim
Em tempos de crise hídrica no Brasil, o índice de perda na distribuição de água é de 46,2% em Alagoas, segundo o “Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos”, referente ao ano de 2013. O diagnóstico anual é baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades.
De acordo com o diagnóstico, em Alagoas, o índice de perda na distribuição de água é de 46,2%, o que equivale a 63,31% de perdas no faturamento. Já em relação ao índice de perdas de águas por ligação é de 574,61 litros de água por dia. O valor médio nacional de perda, em 2013, é de 37%.
Nos 89 municípios atendidos pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o índice de atendimento total de água em Alagoas é de 76,46%, enquanto o índice de atendimento urbano de água é de 90,70%.
Em relação ao atendimento total de esgoto nos municípios atendidos com água, o percentual é de 18, 83%. Este número passa a 23,26% no atendimento urbano. O índice de coleta de esgoto é de 22,57%, com índice de 55,38% no tratamento de esgoto.
O relatório destaca ainda uma piora da Casal em relação à perda de água, que apresentou um aumento de 35,0% nas perdas, resultado do grande volume de água tratada importada declarado em 2013 (AG018 = 38.884,6 x 1.000 m³), informação esta cujo valor era nulo nos anos anteriores.
O diagnóstico ressalta que as ações voltadas ao gerenciamento de perdas visam à modernização institucional dos prestadores de serviço e a melhoria na redução de perdas reais e aparentes de água e o desenvolvimento gerencial; a institucionalização de atividades rotineiras relacionadas ao gerenciamento das perdas de água no âmbito dos processos operativos dos sistemas de abastecimento de água; aumento da capacidade de desenvolvimento de projetos para redução de perdas de água; desenvolvimento da capacidade de mobilização e comunicação interna (para os funcionários) e externa (para a comunidade) visando dar sustentabilidade, governabilidade e perenidade aos programas implantados.
Perdas de água
As perdas de águas se dividem em perdas aparentes, relacionadas ao volume de água que foi efetivamente consumido pelo usuário, mas que, por algum motivo, não foi medido ou contabilizado, gerando perda de faturamento ao prestador se serviços; e perdas reais, também conhecidas como perdas físicas e referem-se a toda água disponibilizada para distribuição que não chega aos consumidores.