No domingo, 28 de setembro de 2025, mais de mil alunos de escolas públicas e privadas de Alagoas participaram da segunda etapa da Olimpíada de Matemática do estado.
As avaliações foram realizadas entre 13h30 e 16h30 em nove centros distribuídos por toda a região (conferir a lista abaixo), incluindo 173 participantes da Rede Estadual. As provas estão divididas em quatro categorias: nível 1 para estudantes do 6º ou 7º ano do ensino fundamental, nível 2 para o 8º ou 9º ano do fundamental, nível 3 destinado ao ensino médio e nível 4 para universitários.
A iniciativa é organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal), com suporte da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e da empresa Stone. Seu objetivo principal é promover o interesse pela matemática e descobrir jovens com potencial na área.
Ela conta com a coordenação da professora Elaine Silva, do IM/Ufal, que expressou entusiasmo quanto à participação na segunda fase. "Estamos bastante animados com este momento: mais de mil estudantes realizando as provas em nove diferentes polos. Parabenizamos todos os classificados e desejamos uma excelente avaliação", afirmou. Na edição de 2024, a Rede Estadual de Ensino destacou-se ao conquistar 16 medalhas, incluindo duas de ouro, quatro de prata e dez de bronze.
As premiações foram destinadas a estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) - Unidade Agreste (Arapiraca), CPM Maceió, além de escolas estaduais como Moreira e Silva, Jornalista Raul Lima, Izaura Antônia de Lisboa, Firmo de Castro e Francisca Rosa.
Além das medalhas, os estudantes receberam Menções Honrosas, concedidas a alunos do CPM Agreste, CPM Maceió e escolas estaduais Fernandes Lima, Ana Coelho Palmeira, Padre Cabral, Pedro Joaquim de Jesus, Artur Ramos, José Sena Dias e Manoel de Matos.
Os centros de aplicação das provas para a segunda fase da OAM 2025 incluem as seguintes localidades: - Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió, no Instituto de Matemática; - Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Arapiraca, na Unidade Agreste; - Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em São Miguel dos Campos e Coruripe; - Universidade Federal de Alagoas em Santana do Ipanema, no Campus Sertão; - Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Clóvis Duarte de Barros em Santana do Mundaú; - Escola Estadual Almeida Cavalcanti, em Palmeira dos Índios; - Escola Municipal de Educação Básica Monsenhor Hildebrando Veríssimo Gumarães, em Campo Alegre; - Escola Municipal Jairo Correia Viana, em União dos Palmares.
Aos nossos leitores Neste primeiro dia de junho de 2025, celebramos com entusiasmo a atualização do site da Agência Tribuna de Notícias, marcan...Ver mais
Ver todos os posts