30/09/2025 09:51:19

Saúde
14/01/2015 04:54:53

Hospital Geral do Estado de Alagoas cancela cirurgias por falta de sangue

Hospital Geral do Estado de Alagoas cancela cirurgias por falta de sangue
Ilustração

g1-al //

derek gustavo

 

A baixa quantidade de bolsas de sangue no estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) é considerada crítica. A situação é tão grave que cirurgias eletivas precisaram ser desmarcadas no Hospital Geral do Estado (HGE) por falta de sangue para transfusão. O problema é causado pela falta de doadores no início do ano, e pela grande quantidade de acidentes e crimes em todo o estado, segundo informou à reportagem do G1 nesta terça-feira (13) a assistente social do Hemoal, Solange Alves.

 

Solange explica que para operar na normalidade, o Hemoal precisaria de pelo menos 300 bolsas de sangue ao dia, mas está trabalhando com menos da metade. “A situação atual nos força a trabalhar com 130 bolsas por dia. Isso é muito baixo. As emergências estão sendo priorizadas, pois é o que dá para fazer agora, mas se continuar assim, até elas terão que ser suspensas”, afirma.

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que o estoque de sangue A, B, AB e O negativos está zerado, enquanto que há apenas 17 bolsas de sangue tipo A positivo, 9 de B positivo, 6 de AB positivo e 101 de O positivo.

 

A assessoria do HGE confirmou que as cirurgias de menor risco precisaram ser desmarcadas pela impossibilidade de se realizar transfusões. Segundo o hospital, 16 cirurgias foram canceladas ou remarcadas somente no mês de dezembro. Em janeiro já houve novos cancelamentos, mas a unidade de saúde não soube precisar quantos.