Foi sepultado por volta das 17:00 horas desta segunda feira (12) no Campo Santo Parque das Flores em Maceió o empresário Orlando Baia de Barros de 71 anos de idade, viúvo, falecido no Hospital do Coração em Maceió vitima de problemas cardíacos após vários internamentos naquela instituição hospitalar.
‘Seo’ Orlando como era conhecido na região era oriundo na cidade pernambucana de Palmares de onde chegou a União dos Palmares a 40 anos passados em companhia de sua esposa dona Lourdes (que faleceu a dois anos passados) e se firmou no municipio no ramo de fabricação de vinagre e refrigerantes que tinham enorme aceitação na região.
Em União estruturou seus negócios e criou seus quatro filhos – três deles médicos – o Dr. Wilson Baia, o Dr. Orlando Baia (médico do CRB) além do médico urologista Dr. Carlos Alberto Baia que é o atual prefeito de União dos Palmares – e o empresário Eduardo Baia.
‘Seo’ Orlando logo se tornou figura de destaque e influencia na sociedade palmarina tanto nos negócios como no seio social, sendo por um longo período presidente da Associação Atlética Palmarina na época de ouro do clube. Parente do ex-governador Manoel Gomes de Barros era um político discreto porém influente. Seu filho que hoje é prefeito foi eleito vice prefeito do municipio quando Afranio Vergetti foi o chefe da edilidade. Homem sério e respeitado Orlando Baia era católico praticante e figura indispensável nos movimentos da igreja e sociais do municipio.
Desde o passamento de sua companheira de quase 50 anos de convivência ocorrido a dois anos passados seu estado de saúde tornou-se instável culminando com sua morte. Seu sepultamento foi realizado com grande acompanhamento de amigos e empresários de Maceió e principalmente de União dos Palmares que organizou caravanas com vários ônibus que foram dar o ultimo adeus ao cidadão que adotou União dos Palmares como sua terra, aqui fincou raízes, criou e formou seus filhos e acreditou e investiu na torrão que tanto amou. Estima-se que mil pessoas estiveram presentes ao seu sepultamento.
redação //