ultimosegundo //
universo jatobá
Artrite ou artrose. Você sabe
a diferença? Essa é uma dúvida que muita gente tem. São doenças reumáticas que
qualquer pessoa pode ter, sabia?
De acordo com Elisa Terezinha Hacbarth Freire, reumatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, artrite significa inflamação na articulação, ou seja, uma articulação aumentada de tamanho, dolorida e, às vezes, com calor e vermelhidão local que causa dificuldade na realização de movimentos cotidianos. “Ocorre em vários tipos de doenças reumáticas, sendo a artrite reumatóide a mais conhecida”, explica.
Já a artrose tem pouco ou nenhum sintoma específico que evolui lenta e progressivamente, geralmente em pessoas acima dos 50 anos.
Normalmente, são deformações progressivas, pela alteração da cartilagem, como nódulos nos dedos de mãos e formação de osteófitos (os famosos ‘bicos de papagaio’), em especial na coluna vertebral. “A ocorrência de dor é variável e as alterações radiológicas podem ser apenas um ‘achado’ – ou seja, descobri-las ao fazer um RX por outro motivo qualquer”.
De acordo com a
especialista, o tratamento de uma doença reumática varia conforme a sua
classificação. Um ponto comum é a utilização de anti-inflamatórios, que podem
ser de dois tipos: os não hormonais que, basicamente, inibem a produção de
prostaglandina, um mediador da resposta inflamatória, e os anti-inflamatórios
hormonais, que são o grupo dos corticosteroides (mais potentes em uso).
Prevenção
“Não existe uma forma útil para se prevenir muitas das doenças reumáticas porque existe, para algumas, um padrão genético que favorece o desenvolvimento da doença. Por isso, a informação da população e o diagnóstico precoce são aspectos cruciais para uma boa evolução de cada caso”, recomenda.
Separamos essas duas dicas
especiais:
1 . Receitas que ajudam a amenizar
as dores da artrite
2 . Conheça 2 chás que podem aliviar
as dores da artrose