Desde o primeiro minuto deste sábado (10) o setor de emergência do Hospital São Vicente de Paulo voltou a atender as comunidades das cidades de Santana do Mundaú, Colônia Leopoldina, Ibateguara, São José da Laje, Branquinha, Murici e da própria União dos Palmares.
As onze horas da manhã a reportagem da TRIBUNA UNIÃO visitou a instituição onde recebeu a informação que da zero hora até as 11 horas, 23 casos haviam sido atendidos, mas todos sem maior gravidade.
A diretora do hospital doutora Edvane Ferreira afirmou a imprensa que a fração restante da verba oriunda do Ministério da Saúde foi liberada na ultima quinta feira (08). Outra colocação interessante da gestora diz respeito a tabela paga pelo SUS aos médicos cujos valores remontam a 15 anos passados. Para se dimensionar melhor a gravidade do assunto, um medico recebe apenas R$ 10,00 por consulta, o que no entendimento da doutora Edvane é uma injustiça e é uma das razões da dificuldade em contratar profissionais para exercer a profissão nos hospitais.
O hospital havia suspendido os serviços de atendimento desde o dia 22 de dezembro. ‘Neste tempo quando mais de 80 mil pessoas principalmente as de baixa renda ficaram sem a prestação do serviços de emergência, orientamos para nossos profissionais sugerir os encaminhamentos de atendimentos de menor gravidade nos hospitais de São José da Laje e Murici. Apenas atendemos os de maior gravidade os quais em sua maior parte foram encaminhados para Maceió’ afirmou a diretora.
Embora grande parte dos pacientes de União dos Palmares e das cidades circunvizinhas não tivesse conhecimento do retorno das atividades emergenciais, foram vistos diversos pacientes nos corredores do hospital e até uma criança com problemas que foi fotografado (com o consentimento dos pais) tomando soro na emergência.
redação //