agênciabrasil //
luana lourenço
A televisão ainda é o principal meio de comunicação no Brasil, mas os brasileiros já passam mais tempo navegando na internet do que na frente da TV. A informação está na Pesquisa de Mídia Brasileira 2015, divulgada hoje (19) pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
De acordo com a pesquisa, os brasileiros passam, em média, quatro horas e 59 minutos por dia usando a internet durante a semana e quatro horas e 24 minutos/dia nos fins de semana. Já a média de tempo assistindo à TV fica em quatro horas e 31 minutos/dia nos dias de semana e quatro horas e 14 minutos aos sábados e domingos.
"A diferença ainda é pequena, mas mostra uma tendência importante e que deve ser analisada. O tempo [de uso das redes] dá um parâmetro de como o brasileiro está migrando de forma consolidada para os meios de comunicação digitais”, avaliou o ministro da Secom, Thomas Traumann.
De acordo com a pesquisa, a internet é o terceiro meio de comunicação
mais usado pelos brasileiros, atrás
da TV e do rádio e à frente dos jornais e revistas. O levantamento, que ouviu
18 mil pessoas e traçou um perfil do consumo de informações nas diferentes
mídias, apontou que 43% dos brasileiros usam a rede como meio de comunicação.