O Juiz Titular da 2ª Vara de Justiça de União dos Palmares Dr. Yulli Roter presidiu na manhã desta quarta feira (17) a celebração de casamentos coletivos no auditório da 7ª CREA na Avenida Monsenhor Clovis cujo evento contou com a presença de mais de 100 pessoas entre noivos e testemunhas que lotaram o ambiente.
Cidadãos e cidadãs de todos os credos religiosos, ideologias, sexo, cor e profissões participaram da manhã que se tornou festiva após o magistrado haver feito uma rápida prelação sobre algumas peculiaridades do matrimonio, a exemplo do período de adaptação entre o casal, a compreensão, o respeito mutuo entre os nubentes e haver exemplificado para os novos casais aqueles presentes que já tinham vida em comum com suas esposas e que viviam a anos juntos de cujas uniões nasceram filhos.
No desfecho da cerimônia, o momento mais esperado por todos: Dr. Yulli argüiu se alguém presente estava ali sob pressão externa, cujas respostas foram evidenciadas em uníssono que ‘não’. Em seguida, o Magistrado perguntou: ‘os noivos ou esposos aqui presentes mantêm firme o desejo de casar perante a Lei dos Homens com sua companheira? Novamente, o coro respondeu desta feita ‘SIM’ e finalmente, as noivas e esposas foram argüidas. Repetiu-se a cena anterior com o coro de SIM’.
Finalmente, como acontece em cerimônias semelhantes presididas pelo Dr. Yulli, a solicitação da troca de alianças até a recomendação de beijo ‘com moderação’. Após esses registros, uma demorada salva de palmas e uma chuva de pedidos dos novos casaias de fotografias com a autoridade judiciária celebrante do evento.
redação //