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O
INSS informa a todos os segurados que ainda não fizeram a renovação de sua
senha que o prazo termina no dia 31 de dezembro de 2014. A substituição da
senha é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem seus
pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Dos
31,1 milhões de beneficiários do INSS, mais de 29 milhões já estão em dia com o
INSS. Em todo o Brasil, 1,4 milhões de beneficiários não realizaram ainda a
substituição da senha. Em Alagoas, 22.606 beneficiários ainda não compareceram
nas instituições bancárias para realizaram essa renovação.
A
renovação é realizada diretamente no banco onde o segurado recebe o benefício,
mediante a apresentação de um documento de identificação com foto (carteira de
identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, entre
outros). Portanto, não é necessário procurar uma agência da Previdência Social
já que essa troca de senha é realizada diretamente no banco onde o cidadão
recebe seu pagamento previdenciário.
Os
beneficiários que não puderem comparecer nas agências bancárias por motivos de
doença ou dificuldades de locomoção, podem realizar a renovação de senha por
meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.
Para
se cadastrar junto ao INSS, o procurador deverá comparecer a Agência da
Previdência Social onde é mantido o benefício do segurado que será representado
e apresentar procuração devidamente assinada, conforme modelo disponível (http://www.previdencia.gov.br/forms/formularios/form011.html)
na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br),
ou registrada em Cartório (se o beneficiário não for alfabetizado) e o atestado
médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove a impossibilidade de
locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do beneficiário
e do procurador.
Algumas
instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando
essa tecnologia para realizar a comprovação de vida e renovação de senha nos
terminais de autoatendimento. O segurado que não renovar a senha no tempo
previsto poderá ter seu benefício suspenso.
Os
bancos estão comunicando os beneficiários sobre a renovação da senha por meio
de mensagens informativas, disponibilizadas nos seus caixas eletrônicos e sites
na internet.
O
segurado que não trocar a senha no tempo previsto, poderá ter seu benefício
suspenso até regularizar a situação. A renovação de senha tem por objetivo dar mais
segurança e tranquilidade ao cidadão e a Previdência Social, de forma que venha
evitar fraudes e irregularidades ocasionadas por pagamentos indevidos de
benefícios.