29/09/2025 23:03:35

Maceió
12/10/2014 22:10:00

Menina com meningite é internada de forma improvisada no HGE, em AL

Menina com meningite é internada de forma improvisada no HGE, em AL
HGE em Maceió

g1-al //

 

Devido a falta de leitos no Hospital de Doenças Tropicais (HDT) Hélvio Auto, em Maceió, uma menina de 13 anos que está com meningite bacteriana está sendo tratada, desde a manhã deste domingo (12), de forma improvisada, no Hospital Geral do Estado (HGE), unidade que deveria receber apenas casos de urgência e emergência.

 

Segundo informações da assessoria de comunicação do HGE, a menina identificada como Mikaelly Emanuelle da Silva, que vive com a família no bairro do Jacintinho, na periferia da capital alagoana, chegou a unidade de emergência pela manhã com dores nas costas e na cabeça.

Ela recebeu atendimento médico da pediatra e de um neurologista, que após exames constatou hidrocefalia. Ainda no HGE, com a meningite diagnosticada, a menina passou por uma cirurgia para drenar o líquido que se acumulava na cabeça e foi internada em uma área isolada da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

No comunicado feito à imprensa, a assessoria informou que, mesmo não estando em um hospital especializado para tratar a doença de fácil contágio, a paciente estar sendo medicada e recebendo todo cuidado necessário.

Quanto a assessoria de comunicação do Hélvio Auto, unidade de saúde referência no estado por tratar de doença infectocontagiosa, foi informado que a equipe médica do HGE solicitou uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva; no entanto, todos os sete leitos estão ocupados.

O HDT está funcionando desde o dia 29 de setembro com a capacidade reduzida devido uma reforma estrutural. Com isso, setor de pediatria, que contava com 22 leitos, conta agora com apenas seis. Na unidade de atendimento a pacientes do sexo masculino, os leitos reduziram de 18 para 13. Já na unidade de doenças respiratórias, o número, que era de 19, foi reduzido para 15. Segundo o hospital, as obras devem durar de cinco a seis meses.