gazetaweb //
regina carvalho
A Defesa Civil Estadual monitora todas as regiões de Alagoas, devido às fortes chuvas que caem desde o fim de semana, principalmente a Zona da Mata e o Litoral. Em alguns municípios, o órgão já emitiu alerta moderado, como é o caso de União dos Palmares, onde moradores temem o aumento do nível do Rio Mundaú.
O geógrafo José Henrique dos Santos, da Defesa Civil de União dos Palmares, afirmou que o órgão monitora a situação junto à Defesa Civil Estadual e confirma o aumento do nível do rio. “Subiu de forma considerável, mas nada preocupante. Estamos dando mais atenção às imediações do Riacho Canabrava, que fica na parte baixa da cidade, por se tratar de uma área de várzea”, afirma o geógrafo.
De acordo com José Henrique, técnicos da Defesa Civil já conversaram com moradores da região. As chuvas dos últimos dias - na capital e no interior - não eram esperadas pelo órgão. “Aqui em União, começou a chover mais forte no domingo. Não era uma chuva esperada para esse período. Estamos acompanhando de perto essa situação”, disse.
Já o sargento Ivaldo Pereira, da Defesa Civil Estadual, tranquiliza os moradores de União dos Palmares sobre o alerta emitido. “Estamos acompanhando e mantendo contato com as coordenadorias dos municípios. Não há, até agora, motivos para preocupação”, assegurou.
Os moradores da Zona da Mata temem nova enchente como a que ocorreu em 2010 - em vários pontos de Alagoas -, quando houve o registro de desabrigados e mortos. À época, 26 municípios foram afetados pela força das águas.