29/09/2025 23:10:09

União dos Palmares
06/10/2014 17:52:16

Rio Mundaú recebe muita água desde sexta feira (03) mas não transbordou

Rio Mundaú recebe muita água desde sexta feira (03) mas não transbordou
Embora o volume de água tenha subido muito, rio ainda não ameaça

Embora ainda o nível da água dos rios Mundaú e Canhoto que banham o município de União dos Palmares ainda continuem em seus leitos (sem transbordar), a chuva incessante que se abate sobre a região desde o ultimo sábado começa a preocupar as populações ribeirinhas do rio Mundaú das cidades de Correntes em Pernambuco e Santana do Mundaú em Alagoas, parte da rodovia AL-205 que interliga aquela cidade fronteiriça a União e as populações de São José da Laje, distrito de Rocha Cavalcante e os moradores ribeirinhos do Riacho Canabrava na parte baixa de União dos Palmares estão alertas para evitar surpresas.

Em duas localidades conhecidas como ‘Várzea’ nas Ruas Manoel Felix dos Santos e Lindolfo Gomes Cabral no Bairro Roberto Correia de Araujo no Bairro Roberto Correia de Araujo em União, como o riacho Canabrava está muito cheio, a água da chuva represada já está invadindo duas ruas, mas até o fechamento desta edição, não existe movimento de moradores no sentido de deixar as suas casas nas áreas que a Defesa Civil considera desde 2010 como ‘áreas de risco’.

Um contato telefônico há poucos minutos com um morador de Santana do Mundaú dá conta que a preocupação maior é na cidade de Correntes em Pernambuco onde chove intermitentemente desde a quinta feira dia dois e nas ultimas quatro horas chove sem parar. Mas nem em Correntes como em Santana do Mundaú não existe noticias de transbordamento de rio ou riacho ou desabamento de casas.

No distrito de Rocha Cavalcante a 12 quilômetros de União dos Palmares, a comunicação por telefone foi cortada, porém um morador do distrito afirmou que não existe noticias do rio haver invadido casas ou de desmoronamentos.

O secretário geral da Prefeitura de União dos Palmares Francisco Correia Viana disse a reportagem da TRIBUNA UNIÃO por telefone que o prefeito Dr. Carlos Alberto Baia já determinou que uma equipe da Secretaria de Infra Estrutura estabelecesse o regime de plantão e monitorasse as áreas de risco para evitar surpresas. ‘Todos os veículos da municipalidade estão abastecidos prontos para qualquer emergência’ afirmou Francisco Viana.

redação //


Galeria