zerohora //
Sem acordo sobre reajuste
de salários e reivindicações relacionadas a vantagens, bancários de todo o
país entraram em greve hoje. Apesar de o tamanho da adesão
ser incerto, a paralisação faz com que clientes possam encontrar suas agências
fechadas e precisem buscar meios alternativos para pagamentos e movimentações
financeiras. Caixas eletrônicos, internet, telefone e correspondentes bancários
são algumas das opções para os consumidores não serem afetados.
A diretora executiva do Procon de
Porto Alegre, Flávia do Canto Pereira, lembra que, apesar da greve, os bancos são obrigados a manter
serviços mínimos. Correntistas que encontrarem suas agências fechadas podem
procurar outras unidades porque nem todas podem estar fechadas. Ou então
recorrer a lotéricas para pagamentos de contas. A data do vencimento de contas
continua valendo, mesmo com a paralisação.
– A greve não exime os
consumidores de suas obrigações – alerta Flávia.
A paralisação abrange
instituições públicas e privadas. Conforme a Federação dos Trabalhadores e
Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS),
todos os 38 sindicatos de bancários confirmaram ontem à noite a adesão ao
movimento.
As assembleias serviram para
organizar a greve e rejeitar a proposta feita no sábado pela Federação Nacional
dos Bancos (Fenaban). A entidade ofereceu reajuste de 7,35%. Para o piso, de
8%. Os bancários querem aumento salarial de 12,5% e melhores condições de
trabalho.
Conforme a Federação Brasileira de
Bancos (Febraban), apenas 10% das transações financeiras foram feitas ano
passado em agências. Em 2009, o percentual era de 16%. Internet e aplicativos
dos bancos por celular foram o meio para 47% das transações em 2013.
Opções em meio à greve
Agências
Ainda não se sabe quantas vão paralisar as
atividades. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomenda o uso dos
canais alternativos para a realização das transações financeiras, como caixas
eletrônicos, internet banking, banco por telefone, correspondente e
transferências eletrônicas de recursos via DOC ou TED.
Mobile banking
É preciso baixar o aplicativo da instituição no
celular ou no tablet, a partir do site do banco ou de lojas virtuais. O serviço
disponível varia conforme o banco e o relacionamento com o cliente, mas, em
geral, permite pagar contas, consultar saldos, extratos e contas de
investimentos e pagar títulos (boletos) via débito direto autorizado.
Por telefone
Os serviços de atendimento telefônico dos bancos
não devem ser afetados pela paralisação. Pelo telefone, o cliente pode
consultar saldo e fatura do cartão de crédito e pagar contas essenciais (água,
luz, telefone e gás), imposto e taxas.
Saque nos caixas eletrônicos
Não há previsão de aumento do limite diário para
saques por conta da paralisação. Os saques noturnos são limitados a R$ 300 nos
caixas eletrônicos dentro das agências. O valor para retirada durante o dia
varia por instituição financeira.
Internet banking
Pela internet, os clientes podem fazer consultas de
saldo, extratos e investimentos, pagamentos de contas em geral, transferências
de recursos (DOC e TED), solicitação de talão de cheques, pedido de empréstimos
e recarga de celular.
Correspondentes
Estão espalhados por todo o país em supermercados,
casas lotéricas e Correios. As casas lotéricas, por exemplo, funcionam durante
o horário comercial.
Salários e benefícios
Caso a agência do cliente esteja fechada, pode se
dirigir a casas lotéricas e Correios. O ideal é o correntista verificar no site
do seu banco o endereço dos correspondentes credenciados, assim como os
serviços habilitados. Nas casas lotéricas, por exemplo, é possível sacar
dinheiro e benefícios, como o Bolsa Família, INSS, FGTS, seguro-desemprego e
PIS.
Caixas eletrônicos
Dentro de agências, funcionam até as 22h. Em locais
de grande circulação, como em lojas de conveniência, funcionam por 24 horas.
Nos terminais automáticos, é possível fazer agendamento e pagamento de contas,
saques, depósitos, retirada de folhas de cheque, consulta de saldo e extratos,
transferências, retirada de benefícios (INSS, PIS, abono salarial, FGTS).
Alguns também oferecem contratação de empréstimos pessoais, resgate de
investimentos, bloqueio de cartão e solicitação de débito automático.