tribunahoje //
ana paula omena
O plano de segurança para o pleito eleitoral deste ano foi apresentado na manhã desta sexta-feira, no auditório da Esmal - Escola Superior da Magistratura de Alagoas, no bairro Farol, em Maceió.
No total, cinco mil policiais militares vão atuar nos 102 municípios alagoanos. Em Maceió e região metropolitana serão 298 locais de votação para os mais de 700 mil eleitores.
A finalidade é permitir que eleitores e candidatos entrem em redutos eleitorais com segurança.
Nos 11 municípios, do qual, o Comando de Policiamento da Capital (CPC) é responsável, serão 1.700 policiais militares, sendo 398 guarda urna, 988 PM’s e 144 com o efetivo motorizado.
No dia 4 de outubro, véspera da eleição, haverá guarda urna em todos os locais de votação. 200 bombeiros militares também darão apoio ao pleito.
A Polícia Militar já realiza o reforço da segurança do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com viatura do Batalhão de Radiopatrulha.
Nos 91 municípios da área do Comando de Policiamento do Interior serão 2.700 policiais militares.
Já na Polícia Civil 95% do efetivo estarão disponíveis para as eleições deste ano. Segundo o delegado-geral Carlos Reis, será um total de 1.559 policiais, distribuídos entre 122 delegados, 121 chefes de operações, 135 chefes de cartório, além de 1.171 agentes de polícia.
O Superintendente do Departamento Regional de Alagoas da Polícia Federal, Omar Gabriel Haj Mussi, enfatizou que todo o efetivo estará mobilizado na capital e interior de Alagoas, contando ainda com um apoio oriundo de policiais federais de Brasília.
O presidente da Comissão Apuradora de Votos da Eleição de 2014, desembargador eleitoral, Alexandre Lenine, explicou que na próxima semana serão feitas as entregas das urnas eletrônicas nos municipais do Estado.
A preparação teve início no dia 13 último e se encerra no próximo dia 25 (quinta-feira); cerca de 600 urnas são preparadas por dia e várias já foram encaminhadas para os cartórios eleitorais. No total de 3.570 urnas.
Ele salientou que até o momento já foram preparadas cerca de quatro mil urnas, totalizando sete mil. 204 juízes ativos e aposentados estarão disponíveis para o pleito eleitoral.