gazetaweb //
Foi publicado no Diário Oficial da União, na última quinta-feira (11), a portaria Nº 795 concedida pelo Ministério da Educação, que concede a Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) o reconhecimento como Centro Universitário Tiradentes (Unit). A novidade proporciona a Alagoas uma ampliação das atividades de pesquisas e extensão, além de ampliar as possibilidades de ofertar novos cursos stricto sensu (mestrados e doutorados).
Com a mudança para centro universitário, a instituição conquista o direito a possuir graduações em vários campos do saber, e autonomia para criar cursos no ensino superior. A antiga Fits - agora Centro Universitário Tiradentes -, possui mais de oito mil alunos, em 24 cursos de graduação e 28 de pós-graduação lato sensu.
"Em apenas oito anos a Fits conquista a ascensão no ensino superior brasileiro, virando centro universitário. Queremos compartilhar este momento de tanta alegria e sucesso com todos aqueles que fazem o Grupo Tiradentes, em especial a toda equipe da Fits. Agradecemos a todos, que sempre contribuíram com a implantação e a condução da instituição", frisa o reitor do Centro Universitário Tiradentes - Unit -, professor Dario Arcanjo.
Histórico
Em 2006, a Fits começou suas atividades em um shopping da capital, com apenas três cursos, implantando também no primeiro ano, seis cursos de pós-graduação Latu Sensu nas áreas de Ciências Sociais e Gestão. Já em 2007, foi transferida para a sede própria, o Campus Professora Amélia Uchôa, de mais de 67 mil metros quadrados, localizado no bairro de Cruz das Almas.
"Dotado de laboratórios, clínicas, bibliotecas com acervo físico e virtual e uma moderna infraestrutura, o campus é um ambiente adequado ao desenvolvimento das atividades acadêmicas com a qualidade necessária para uma formação profissional de qualidade", ressalta o professor Dario.
Contribuição Social
O trabalho desenvolvido pela extensão da instituição promove ações que contribuem para o desenvolvimento da região, um deles são os grupos operativos, realizados pelo curso de Psicologia da Fits consiste em uma técnica de trabalho coletivo, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem. Realizando a educação para a saúde, ampliando a participação da população no tratamento e na conscientização dos cuidados emocionais.
A iniciativa também possui outros fins, como o Ensino-aprendizagem: cuja tarefa essencial é o espaço para refletir sobre temas e discutir questões. Terapêuticos: que objetiva a melhoria da situação patológica dos indivíduos, tanto a nível físico, quanto psicológico e educativos que visa a prevenção dos agravos e, muitas vezes, usados indevidamente como forma de controle clínico dos pacientes.
O público-alvo do projeto será a comunidade interna (alunos e funcionários da instituição) e a comunidade externa, estimando 1800 atendimentos durante o ano do projeto.