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camila guimarães
O ensino médio,
a etapa mais problemática do ensino básico brasileiro, teve desempenho medíocre
no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Entre 2011 e 2013, o
índice recuou em 16 estados e ficou abaixo da meta do governo federal. O
índice nacional do ensino médio ficou em 3,7 e a meta era de 3,9. Em 2011, o
Ideb já apontava estagnação no avanço da qualidade em relação a 2009. Os
governos estaduais são responsáveis por 97% das matrículas nesta etapa de
ensino.
Divulgado a cada
dois anos pelo Ministério da Educação, o Ideb avalia o desempenho dos alunos da
educação básica em português e matemática, além da progressão escolar. É a
prova aplicada pelo governo para medir a qualidade da educação em cerca de 190
mil escolas. A nota do Ideb varia de 0 a 6.
Em 2013, o Ideb
do ensino médio recuou em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Mato
Grosso do Sul, Ceará, Roraima, Tocantins, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e
Mato Grosso.
O Estado que
obteve a melhor nota foi Goiás, com 3,8, uma melhora de 0,2 em relação a 2009.
Os outros Estados que melhoraram foram Rio de Janeiro (foi o maior avanço,
passou de 15º no ranking estadual para 4º lugar), Pernambuco, Rondônia,
Espírito Santo, Distrito Federal, Piauí e Paraíba. Acre e Alagoas ficaram
estagnados.