tribunahoje //
Outro coração bate desde a noite de segunda-feira (1º) e madrugada de ontem (2) no peito do sargento Adeildo José da Silva, 47, da Polícia Militar de Alagoas. Ele é o mais novo transplantado da equipe do cirurgião cardíaco José Wanderley Neto, do Instituto de Doenças do Coração (IDC) da Santa Casa de Maceió.
O doador foi um estudante que residia no município de União dos Palmares, que teve morte encefálica declarada em consequência de um acidente de trânsito – atropelamento.
O sargento Adeildo é natural da cidade de Novo Lino, reside em Maceió, é pai de dois filhos e tem um neto. Ele sofria de miocardiopatia dilatada decorrente de valvulopatia e já havia passado por outras três cirurgias: uma ponte de safena e as outras duas para trocar as válvulas mitral e aórtica, que foram substituídas por válvulas artificiais.
Em novembro do ano passado o militar entrou para triagem para transplante e em abril passou a integrar a lista de espera por um outro coração. Seu quadro clínico se agravou dia 28 do mês passado e precisou ser internado, em estado grave, por descompensação cardíaca. Sua salvação seria uma doação, que acabou por ocorrer na última segunda-feira.
A cirurgia de transplante, comandada por José Wanderley, começou às 22h30 da segunda-feira e terminou às 4h de ontem. “Foi um sucesso. Deu tudo certo e agora ele está se recuperando na UTI cardíaca. Seu quadro evolui muito bem”, disse o cirurgião.