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O ponteiro aponta que o tanque de combustível está
na reserva, você faz a conta e calcula que ainda pode rodar mais um pouco e
quando finalmente chega no posto abastece só alguns trocados. A situação não é
nova e acontece com muitos motoristas que acabam por hábito abastecendo o carro
aos pouquinhos, andando sempre no limite sem se preocupar com os danos que isso
pode causar para o carro.
Em mais daqueles casos de que o barato pode sair
bem caro, um carro que anda sempre na reserva sofre e pode parar na oficina
para reparos que poderiam ser evitados. Explicamos o que acontece com o
seu carro quando se anda sempre com as ultimas gotas de combustível no tanque.
Conforme Antônio Cesar Lopes, consultor técnico, um
dos maiores problemas de se andar com pouco combustível é a sujeira que se
acumula no fundo do tanque. Com menos líquido no recipiente, a sujeira do fundo
fica mais aparente e concentrada e pode mais facilmente entupir os bicos
injetores levando a falhas e aquelas "engasgadas" do carro.
Outro problema sério é a temperatura da bomba de
combustível. Com menos líquido circulando no sistema, a peça funciona com
temperatura mais alta, uma vez que o próprio combustível ajuda a resfriar e
manter uma temperatura mais amena. Com isso o desgaste é maior e a vida útil da
peça diminui.
"Sem contar que por uma distração, o motorista
pode enfrentar uma pane seca, parar no meio da via e ser multado por
isso", lembra Antonio Cesar.
O valor da manutenção de um veículo com problemas
varia muito, mas pode-se ter uma base do prejuízo só pelo preço da bomba de
combustível, um dos itens mais caros desse sistema. Uma bomba custa entre R$150
e R$300 reais só a peça, fora a mão de obra que o motorista teria que
desembolsar em caso de dano.