29/09/2025 19:09:37

Olho D'água do Casado
11/08/2014 22:31:20

FPM de Olho D’água do Casado está sendo retido pela Receita Federal há oito meses

FPM de Olho D’água do Casado está sendo retido pela Receita Federal há oito meses
José Gualberto Prefeito

minutosertão //

jota silva

 

Quase todo o valor do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de Olho D’água do Casado está sendo retido pela Receita Federal há aproximadamente oito meses e o desfalque tem provocado uma crise financeira que está comprometendo toda a administração municipal.

 

O prefeito Gualberto Pereira (PSDB) relata que no mês de julho a Receita conteve quase todo o repasse federal, deixando apenas R$ 53 mil na conta bancária do município, dinheiro que segundo ele não deu nem para pagar aos fornecedores, muito menos para realizar o repasse do duodécimo da Câmara de Vereadores, que é de R$ 61 mil.

 

O gestor diz ainda que diante da crise tem priorizado alguns serviços essências à sociedade para que a cidade não entre em um caos total. O pagamento dos funcionários, manutenção do transporte escolar e de pacientes para hospitais da região e da capital, bem como a realização de exames, cirurgias e compra de remédios têm sido prioridade com os recursos que sobram.

 

Sobre as retenções, a Receita Federal informa que as mesmas se deram por causa de dívidas vencidas do município e que devem continuar sendo realizadas até que a situação de inadimplência junto ao Fisco seja regularizada. Ainda segundo a RF, o direito de reter decorre da Lei 12.810/2013, que foi a conversão da MP 589/2012, relativa ao parcelamento das dívidas previdenciárias anteriores à 03/2013.