29/09/2025 19:07:21

União dos Palmares
05/08/2014 23:10:32

Juiz Ygor Vieira de Figueiredo deixa mensagem para o povo de União no Facebook

Juiz Ygor Vieira de Figueiredo deixa mensagem para o povo de União no Facebook
Juiz se despede do povo de União

Hoje se encerrou mais um ciclo em minha vida. Promovido por antiguidade para comarca de Penedo, deixo a amada de cidade União dos Palmares após 3 anos e 8 meses de convivência com uma população ordeira, amável e digna.

 
Neste período, foram pouco mais de 4.000 processos sentenciados e uma significativa quantidade de amizades formadas.


 Nos julgamentos, espero ter acertado mais do que errado, tendo absoluta convicção de que fiz o meu melhor e sempre com o intuito de promover a ...justiça. Os equívocos, tanto quanto a insatisfação dos vencidos, são absolutamente inerentes a condição humana, razão pela qual espero que não permaneçam vivas quaisquer mágoas daqueles que foram partes nos processos que decidi.


 As amizades que fiz, sei que as levarei até o fim da vida.

 
Desde minha chegada, quando fui muito bem recebido na 3ª Vara por Ivete, Vicente, Adelson, Kledja, Katiana e Sérgio, até meu último dia em companhia dos amigos da 1ª Vara Francione, Liana, Geane, Cida, Fabiana, Juliana, Cleyson Manuela, Erik e André me senti extremamente bem acolhido e com respaldo técnico e emocional para exercer a função que tanto amo.


 Graças, dentre outros, ao apoio de tais pessoas, dos assessores Cesar e Thales, dos conselheiros tutelares, da equipe do CREAS e dos agentes de proteção, a prestação jurisdicional em União dos Palmares foi feita com celeridade, deixando a unidade como a 3ª mais produtiva do estado segundo ranking do TJ, não obstante as precárias condições de trabalho.
Despeço-me feliz pela progressão na carreira, mas com o coração partido não só pelo carinho que tenho pela cidade e pelos palmarinos, mas também pelo orgulho de instituições da cidade como a casa dos pobres, a rosa mística e a organização mirim que demonstram que com competência, esforço e boa vontade é possível ajudar muito ao próximo, mesmo sem a intervenção do poder público.

 
Aos amigos do futebol, lamento partir antes de fazer o milésimo gol. (so faltavam 998).


 Enfim, como sabiamente disse Mario Quintana, “Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça”. Amanhã será um recomeço para mim e para os amigos da 1ª Vara . Sei que estaremos com energia renovada e sabendo que “a maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma” e trabalhar no judiciário nos transforma em responsáveis pela felicidade de muita gente.


 Muito obrigado aos amigos palmarinos pelo apoio e confiança e um agradecimento especial a meu pai e meu irmão que me ensinaram e me ensinam a cada dia o que é ser Magistrado, as minhas mãe e avó, por serem mães, a mais difícil de todas as funções, e a minha maravilhosa esposa que sempre me apoia incondicionalmente nesta linda aventura que é a vida.


Ygor Vieira de Figueiredo