O folclore de União dos Palmares perdeu nesta noite de segunda feira dia 04 uma ‘lenda viva’ da historia. Faleceu vitimado por um infarto fulminante enquanto fazia compras em um Supermercado na Avenida Monsenhor Clovis Duarte no centro de União dos Palmares o motorista João Gomes da Silva de 59 anos de idade, casado, pai de três filhos, residente na Travessa Santa Maria Madalena, tido como uma das figuras mais conhecidas de toda Alagoas e até do Agreste Pernambucano.
‘João do Caminhão’, 'João Cabeção' ou 'João Bonito' como era tratado por todos deixa três filhos na orfandade do seu casamento com a senhora Madalena. Iniciou sua vida como lavador de carros na Rua do Juazeiro na periferia da cidade, em um trecho de pedras do Rio Mundaú cuja localidade ainda hoje é conhecida como ‘Choque’. Irmão de uma família numerosa aprendeu a dirigir e ao atingir a maior idade conseguiu a Carteira de Motorista. Inicialmente trabalhou para um rico empresário, emprego que deixou quando adquiriu seu primeiro caminhão usado, tendo se especializado na condução de gado.
Como era uma pessoa de constante bom humor e comunicativa fez centenas de amizades ao longo de sua vida. Contador de histórias – algumas consideradas brincadeiras de origem duvidosa, mas sempre com dosagens de bom humor. Se firmou no cenário cultural da cidade como uma ‘lenda viva’. Sempre que dispunha de tempo fazia como seu ‘escritório’ a Avenida Monsenhor Clovis onde diuturnamente realizava seus negócios e contava suas aventuras como carregador de bois em seu antigo caminhão Mercedes Benz amarelo. Não havia tempo ruim para ‘João do Caminhão’.
Pai de família e dono de casa exemplar, João se tornou gastrônomo, e contava amigos em tom de brincadeira suas incursões na geladeira principalmente durante a noite quando tomava refresco gelado e gostava de comer alimentos gordurosos, cuscuz, carne- as vezes gorda - e outros alimentos da região. Não dispensava o cafezinho com os amigos no antigo ‘Bar do Vaqueiro’. Amante de vaquejada (transportava os bois e os cavalos dos fazendeiros), mesmo dos problemas da vida extraia bom humor. Sempre tinha uma palavra de consolo e alegria para os amigos.
Ultimamente estava com o peso acima do normal o que lhe rendeu diversas incursões a consultórios médicos, mas nem isto lhe tirava o bom humor ou o amor pela vida, até que foi traído pela morte e deixou o Vale das Lágrimas por volta das 19:18 quando recebia socorro médico no Hospital Regional São Vicente de Paulo.
Enquanto era medicado, centenas de pessoas se deslocaram ao hospital, chegando algumas destas pessoas a rezar pelo restabelecimento de sua saúde até que se entregou aos ditames de Deus que o chamou para fazer companhia ao ex-prefeito também morto de infarto Dr. José Pedrosa de quem era amigo inseparável e admirador.
Toda comunidade ficou entristecida e chorou com seu passamento súbito. O sepultamento deve ocorrer na tarde desta terça feira, sendo esperado grande acompanhamento. A realidade é que a dor da saudade vai prevalecer por muito entre seus familiares e os amigos que constituiu pela vida afora.
A família enlutada, o mais profundo pesar de todos nós que fazemos este órgão noticioso e particularmente de nossa Editor que se encontra afastado de suas funções por problemas de saúde.
redação //
interino na ausência do titular