29/09/2025 17:04:04

Cajueiro
03/06/2014 08:47:58

Mães são presas em Cajueiro, AL, por abandonar crianças sozinhas em casa

Mães são presas em Cajueiro, AL, por abandonar crianças sozinhas em casa
Criança abandonada em Cajueiro

g1-al //

tv gazeta

 

Equipes da Polícia Civil prenderam em flagrante, no município de Cajueiro, na Zona da Mata de Alagoas, duas mães por abandonarem as crianças trancadas sozinhas em casa. Uma delas foi Lígia Maria Soares da Silva, que, segundo a denúncia do Conselho Tutelar daquela região, deixou o filho de apenas 2 anos sem água e sem comida por mais de 24 horas. Nesta segunda-feira (2), a polícia informou que deve concluir o inquérito amanhã.

Após ser resgatada chorando bastante, a criança foi encaminhada para a casa da avó materna, no mesmo município. Lígia foi localizada e presa longe da residência e, segundo a polícia, na companhia de um homem e embriagada. O tio do menino, Jailson Soares, conta que toda a família está em estado de choque desde que o flagrante aconteceu, na última quinta-feira (29). "A gente nunca espera que uma coisa dessa aconteça. Vamos lutar para que ele não saia mais daqui", lamentou.

 

A conselheira tutelar Nilda Marques conta que ficou impressionada com a situação em que encontrou o menino. "Encontramos a criança de dois anos sozinha no sofá, em um canto bem sujo e já com sinais de uma criança desnutrida. Ele nem conseguia ficar de pé, isso nos chamou atenção porque se tratava de uma situação de risco grave", relata a conselheira.

 

A mãe da criança foi encaminhada para o 103° Distrito Policial de Capela, cidade vizinha. "Ela foi presa não pelo abandono da criança, mas pelo crime de tentativa de homicídio, devido a ela ter assumido o risco de abandonar uma criança sozinha dentro de casa", informou Ricardo Tenório, chefe de operações da delegacia.

 

No mesmo dia, outra mulher também foi presa em flagrante por deixar os filhos de 5, 8 e 10 anos sozinhos em casa. A situação era a mesma, os meninos estavam sem água e sem comida, segundo a conselheira tutelar da região. Mas dessa vez, as crianças que procuraram o Conselho para denunciar o abandono. "A mais velha foi até a minha casa com a irmazinha de 5 anos e falou da situação que estavam passando", conta a conselheira Nilda Marques.

 

A mãe deve responder por abandono de incapaz. Os irmãos foram levados para a casa do tio-avô, Oséas Cruz da Silva, mas não devem ficar muito tempo com ele, já que Silva alega não ter dinheiro para sustentar os meninos. De acordo com o Conselho Tutelar, as denúncias contra as duas mães presas já vinham acontecendo desde 2012, mas só agora a polícia conseguiu realizar o flagrante.