29/09/2025 13:42:11

União dos Palmares
26/05/2014 11:37:33

Comunidade palmarina espera que a sessão da Câmara de hoje seja voltada para os problemas do povo

Leitor da TRIBUNA UNIÃO ausente analisa os aspectos atuais da politica palmarina

Comunidade palmarina espera que a sessão da Câmara de hoje seja voltada para os problemas do povo
Câmara de Vereadores de União dos Palmares

Está previsto para logo mais a partir das 19:30 horas mais uma sessão legislativa da Câmara Municipal de União dos Palmares já precedida de grande expectativa sobre o que pode ocorrer de novidade no campo político palmarino ou se os representantes eleitos legitimamente pelo povo vão retornar a apresentar a sociedade mais uma edição do ‘Muro de Lamentações’ como vem ocorrendo nos últimos meses proporcionando a paralisação da máquina administrativa por motivos meramente políticos e até talvez em busca de vantagens pessoais.

São muitos os assuntos de utilidade pública a serem debatidos, mas sob o pretexto de ‘profundos estudos da Comissão Especial de Investigação’ sobre supostas irregularidades na cúpula administrativa do município – que os próprios legisladores demoraram um ano e meio para descobrir se é que existem - quem paga o pago são os contribuintes que se arrefecem da prestação dos serviços essenciais a comunidade.Tome-se, por exemplo, a urgente necessidade de reformular a estrutura do SAAE já que a demanda de usuários tem suplantando em muito a estrutura funcional da autarquia projetada para servir uma comunidade de 20 anos passados.

Alguns vereadores que se posicionaram até um passado recente como ‘aliados’ do governo já prejulgaram a matéria e já se posicionam contra. Certo: cada um diz e faz o que quer, mas se o individuo está revestido da função de ‘representante do povo’ tem de ponderar sobre determinados projetos de Lei e lembrar que os interesses do povo estão acima de tudo. Afinal, é publico e notório que a aprovação da verba para os reparos evitaria que em futuro próximo acontecesse o colapso no abastecimento de água de União dos Palmares. Se houver duvidas sobre a aplicação da verba aprovada, é simples: fiscalizem que é a função do Vereador.

Outro assunto que os vereadores são omissos e que a comunidade se ressente é o reaparelhamento da secretaria de Infra Estrutura Municipal. Não existe maquinaria compatível com o crescimento urbano. O que existe é sucateado e não é suficiente para a demanda do numero crescente de ruas, inclusive, parte dele comprado sem o devido planejamento a uma empresa do Paraná e que não foi pago. Está escondido na secretaria esperando o protesto judicial. Mais uma ação jurídica contra o atual governo que nada tem a ver com coisas mal elaboradas e executadas pelos governos passados.

Há mais assuntos urgentes, urgentíssimos. A situação dos funcionários efetivos municipais que há cerca de 20 anos não têm seus descontos previdenciários honrados pelos administradores que antecederam o atual governo (inclusive os vereadores anteriores que tinham conhecimento do fato e foram omissos no assunto) está impedindo que a maior parte deles se aposente o que deixaria aberta a perspectiva de um concurso publico para preencher as vagas dentro da legalidade da Lei. Se especula que cada mês que não for recolhido o dinheiro da previdência, renderia quinhentos mil reais ao gestor e sua equipe.

A urbanização da própria cidade, a conservação da paisagem urbanistica, o transito caótico, a falta de lideranças para representar o município na câmara dos deputados do estado e no congresso nacional pelo fracionamento dos grupos políticos, e sobretudo o divorcio do grupo político que chegou ao poder com Dr. Beto Baia e que agora quer exercer o mandato sem a realização de eleição. Todo este cenário referente a eleição foi feito com o consentimento  dos palmarinos em eleição soberana e livre sem o uso de artimanhas políticas como compra de votos ou uso do poder econômico e devia ser respeito pelo grupo derrotado, inconformado.

Como palmarino mesmo ausente, acho que a maior parte dessa dissidência é de grupos políticos que ainda não se conformaram com a perda da eleição pelo ex-prefeito do município e ex-governador do Estado Dr. Manoel Gomes de Barros. Só não percebem estas pessoas que enquanto seus próceres políticos abandonaram o município, Dr. Manoel Gomes está livre do imblógio de retomar a moralidade da administração desgastado ao longo de governos desastrosos que legaram a posteridade uma herança maldita. Dr. Manoel Gomes está cada dia solidificando suas finanças, goza de saúde (graças a Deus) e expande seus negócios...

Enquanto os vereadores se apegam e discutem coisas de somenas importâncias ou pessoais que vão de encontro aos interesses do maior prejudicado na briga que é o contribuinte, o eleitor, ex-mandátários palmarinos aparecem agora como ‘lideres’ – mesmo respondendo a graves acusações de irregularidades na Justiça - e querem ir para a assembléia. Jorge de Lima e Povina Cavalcante devem estar com uma venda negra nos olhos.

Ao povo, boa Copa do Mundo, que o Flamengo, o Corinthians, o Vasco da Gama e seus clubes se reergam nos campeonatos que disputam e que após a eleição deste ano, cada político palmarino absorva finalmente seu papel no contexto administrativo e aprenda a dimensionar suas atitudes que ao longo deste um ano e cinco meses foram desastrosas. Repensar em nossa modesta opinião é necessário.

- Esta matéria foi escrita por um leitor da TRIBUNA UNIÃO. Conhecemos sua identidade e endereço,porém, foi acordado entre a Redação e o autor do comentário que seria mantido o anonimato, consoante a Lei da Imprensa. Vejam o sublinhado da Redação: um UM LEITOR.

 Se alguém ou alguma instituição se sentir ofendido, igual espaço será fornecido pela editoria.