aquiacontece //
agência brasil
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Ministério da Saúde (MS) anunciaram nesta quarta (14), a suspensão de 161 planos de saúde de 36 operadoras. Do total, 29 planos e 26 operadoras já haviam sido suspensos. Passaram a integrar a lista 132 planos e mais dez empresas.
Medida cautelar
“As pessoas estão cada vez mais informadas sobre o processo de monitoramento”, disse. “Elas estão se apropriando do direito de serem atendidas em momento oportuno”, completou.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que a ANS obteve 86,3% de resolução na mediação de conflitos entre os consumidores e as operadoras, sem a necessidade de abertura de processos administrativos.
Boa imagem de mercado
“Ter o índice zero [de reclamação] passa a ser uma meta perseguida para quem quer uma imagem qualificada no mercado”, disse. “A suspensão da venda obriga a operadora a continuar com suas estratégias de mercado e se qualificar”, completou.
Prazo para solucionar as pendências
O Monitoramento da Garantia de Atendimento usa como base todas as reclamações referentes a problemas assistenciais que chegam aos canais da ANS, como rol de procedimentos, período de carência dos planos, rede de atendimento, reembolso e autorização para procedimentos.
As reclamações devem ser solucionadas pelas operadoras em até cinco dias úteis. O consumidor tem dez dias úteis para informar se o problema foi resolvido.
Tratamento para o câncer
A partir desta semana, as operadoras de planos de saúde passam a fornecer aos pacientes com câncer medicamentos para controle dos efeitos colaterais e adjuvantes relacionados ao tratamento quimioterápico oral ou venoso. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou resolução que obriga a distribuição de oito grupos de medicamentos, de uso domiciliar, para tratar os efeitos colaterais da doença.
A medicação visa o controle dos efeitos colaterais provocados pelo tratamento do câncer como anemia; infecções; diarreia; dor neuropática; neutropenia com fatores de crescimento de colônias de granulócitos; náusea e vômito; rash cutâneo e tromboembolismo.
UNIMED MACEIO COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
UNIVIDA BÁSICO PLUS I - 6726
UNIVIDA ESPECIAL COLETIVO EMPRESARIAL - 6290
PLANO EST.ESP. AMB.+HOSP.+OBST. CO?PARTICIPAÇÃO - 4050
ESTADUAL BÁSICO PLUS COLETIVO POR ADESÃO - 3689
ESTADUAL BÁSICO PLUS COLETIVO EMPRESARIAL - 3490
UNIVIDA ESPECIAL COLETIVO POR ADESÃO - 20244
REFERÊNCIA ? COLETIVO EMPRESARIAL - 2782
Planos suspensos: 7 / Beneficiários: 47271
UNIMED SERGIPE - COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO
UNIVIDA ESPECIAL PLUS 1 - 16323
UNIVIDA BASICO PLUS 1 - 13657
UNIMED CIDADE BASICO - 11958
Planos suspensos: 3 / beneficiários: 41938