gazetaweb //
jamyle bezerra
Maceió está em estado de alerta por conta das fortes chuvas que caem desde o início da semana. E a expectativa é que o temporal continue durante todo o fim de semana. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo permanece fechado no sábado (3) e domingo (4), quando o sol pode aparecer por curtos períodos.
De acordo o secretário Municipal Infraestrutura, Roberto Fernandes, o nível de chuva esperado para toda esta sexta-feira em Maceió era de 80 mm, mas em pouco mais de 4 horas, a capital registrou mais de 55 mm, o que tem provocado muitos transtornos à população.
“É água demais. A maré está cheia e a água não tem por onde escorrer”, afirmou o secretário.
Apesar da previsão de uma leve trégua no domingo, a chuva deve voltar com intensidade na segunda (5) e permanecer, pelo menos, até a próxima quarta-feira (7).
Por conta do grande volume de água, os riachos amanheceram com os níveis elevados e ameaçam transbordar. Além disso, ruas estão interditadas e moradores ilhados em diversos bairros da cidade, como Farol, Pinheiro, Levada, Prado, Cambona, Vergel e Barro Duro. Pelo menos três moradias já desabaram até o início desta manhã. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil Municipal recomenda que as pessoas não saiam de casa, caso não seja extremamente necessário. Já os moradores de áreas de risco devem deixar as residências e procurar abrigo em casas de parentes e amigos, para evitar acidentes.