29/09/2025 10:14:16

União dos Palmares
30/04/2014 09:46:44

UNEAL e Construtora assinam convênio para construção do Campus V em União dos Palmares

UNEAL e Construtora assinam convênio para construção do Campus V em União dos Palmares
Reitor e Construtora assinam Contrato sob os olhares de professores e aplausos do auditório lotado

Foi bastante concorrida a cerimonia de assinatura do contrato entre a UNEAL e a Construtora Plataforma Engenharia Ltda., que será a executora da construção do Campus V da instituição educacional em União dos Palmares (intitulada Campus Zumbi dos Palmares) localizado na margem da BR-104 na zona rural do município. A solenidade foi registrada no Auditório da Prefeitura Municipal nesta segunda feira dia 28 e foi prestigiada pelo Prefeito do Município Dr. Beto Baia e pelo Deputado Estadual João Henrique Caldas.

 

O reitor da unidade Professor Jairo Campos ao assinar o contrato se fazia acompanhar das professoras Suzete Wanderley, Mary Selma de Oliveira (pró-reitora de graduação), Adriana Rocely (diretora do Campo V), funcionários, alunos e ex-alunos além do representante da construtora Dr. Rafael Melo de Oliveira. Na obra segundo o Contrato, serão investidos R$ 7.629.624,55  provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e Distrito Federal articulado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) com contrapartida do Governo do Estado. A Ordem de Serviços para sua execução deve ser assinada em solenidade que contará com a presença do Governador do Estado Teotônio Vilela Filho em data a ser confirmada.

 

Um pouco da história da UNEAL em União dos Palmares

 

União dos Palmares após o advento da BR-104 nos anos 70 se tornou a mais importante cidade da Zona da Mata alagoana por sua privilegiada localização geográfica (localiza-se no leste do estado) e dista 75 quilômetros de Maceió (62 do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, o principal do estado localizado no município de Rio Largo) a pouco mais de 150 kms do Recife, 110 de Caruaru, (100 de Garanhuns em Pernambuco)) e 150 de Campina Grande que são cidades de maior importância no Nordeste Brasileiro.

 

No ano de 1998, o prefeito do município era o senhor Afrânio Vergetti e tinha como Secretário de Educação o pedagogo Francisco Viana que realizaram o sonho de uma extensão de uma faculdade para União dos Palmares que também teria serventia a região. Exista, então a FUNESA, (que foi substituída pela UNEAL) que aceitou a participação direta do município no empreendimento (que arcava com todas as despesas), inclusive com o aluguel do prédio que abrigava a instituição. Desta forma, os 50 primeiros alunos palmarinos estudaram e foram formados na Terra de Jorge de Lima. A alternativa de cursos se resumia a letras. Como destaque e testemunha do evento, na noite da assinatura do contrato, três destes alunos: Lima Filho, Ariston Melo e Sergio Oliveira.

 

A realidade da UNEAL hoje

 

No entendimento do reitor Jairo Campos, a UNEAL ´é significativa para o desenvolvimento da região da Mata onde exerce uma estreita comunicação com a sociedade principalmente no área de formação de professores’ colocou o destacado reitor.

 

Inicialmente a universidade funcionou nas dependências do Colégio Cenecista Santa Maria Madalena (hoje escola municipal) de onde migrou para o Colégio José Correia Viana no período noturno. Aproveita em grande parte a mão de obra local e se destaca pela modernidade do ensino ministrado a seus alunos. É talvez a mais importante instituição educacional desta região das Alagoas.

 

redação //

 

 


Galeria