29/09/2025 08:44:11

Educação
16/04/2014 10:45:56

Rede Globo não publicou, mas Na Grande São Paulo, após 3 meses, alunos seguem sem material

Rede Globo não publicou, mas Na Grande São Paulo, após 3 meses, alunos seguem sem material
Ilustração

bandnews //

débora alfano

 

Quase três meses depois do início das aulas na rede pública de ensino, nem o material escolar nem os uniformes chegaram a muitos alunos. Uma professora da rede municipal de Guarulhos, que não quis ser identificada, tirou essa foto do lápis de cor de uma de suas alunas, que usa o mesmo material desde o ano passado.

 

 Uma aluna reclamou do lápis de cor do ano passado está do tamanho do dedo mindinho. Tão pequeno, que ela, que estuda na Escola Dorival Caymmi, teve que pedir ajuda para a professora. “Ela pediu para que eu apontasse o lápis dela porque ela não conseguia mais segurar o lápis no apontador porque ele estava muito pequeno. Aquilo me tocou muito porque muitas crianças não têm cuidado com o material. E ela tem cuidado e não tem material para usar”.

 

Todos se viram como podem já que o material escolar e os uniformes ainda não chegaram. Enquanto as crianças usam roupas antigas e curtas, os professores distribuem cadernos que sobram do ano anterior ou em alguns casos compram com dinheiro do próprio bolso.

 

 Natal Porto, pai de Rafael, de 5 anos, teme que o filho não seja alfabetizado antes de entrar no ensino fundamental. A criança estuda na escola Maria Helena Barros Martins, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. “Até perguntei se ele já está escrevendo e ele falou que não porque a professora está esperando chegar o material”, diz o pai. “Eu vejo que [a situação] está prejudicando porque estamos quase no meio do ano e a professora não passa matéria, não passa lição porque tem criança que não tem o caderno. Ano que vem vai para o primeiro ano. Então, já devia chegar lá alfabetizado”. 

 

A professora diz que a falta de material afeta muito o aprendizado das crianças. “A questão da coordenação motora, que necessita muito do lápis, da tesoura. Isso tudo vai se desenvolvendo com o uso constante. A gente perdeu três meses de trabalho.

 

 O material e o uniforme escolar também não chegaram à Escola Municipal Maria Aparecida do Nascimento, na zona leste de São Paulo, onde estudam as duas filhas do aposentado Ezequias. “Este ano, não deram nada. Não chegou uniforme em quase nenhuma escola aqui em Cidade Tiradentes e na região de Guaianazes. E, quando entrega, a qualidade é muito inferior”. 

 

 Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo informou que o uniforme escolar, incluindo o kit de inverno, será entregue até maio. Já a Secretaria de Guarulhos assegurou que a entrega dos uniformes e dos materiais começa a ser feita na semana que vem.