tudonahora //
dayane lahet
Policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram acionados para desobstruir o trânsito e acalmar os manifestantes que bloqueiam os principais pontos de acesso de Maceió desde a madrugada desta terça-feira (15).
Um carro da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) foi tombado pelos manifestantes próximo ao Aeroporto, o que teria gerado tensão no local. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) também dá apoio à operação.
Os manifestantes reivindicam um acordo com o governo do Estado com relação ao transporte intermunicipal de passageiros, para o qual eles não são licitados. Leia mais aqui: Taxistas bloqueiam principais saídas de Maceió em protesto.
De acordo com o presidente da Arsal, Waldo Wanderley, tudo que precisava ser negociado com a categoria já foi conversado há cerca de um ano, quando as leis referentes ao translado intermunicipal de passageiros feito por táxis foram definidas. "Temos mais de 1. 200 profissionais [donos de vans e micro-ônibus] que investiram alto para oferecer um transporte complementar de segurança e legalizado, que estão sendo prejudicados pelo crescimento do número de motoristas que resolveram fazer lotação entre os municípios", argumentou Waldo.
A categoria não aceita a condição de fazer o trajeto de ida e volta com os mesmos passageiros. "O taxista pode conduzir passageiros de um município para outro, desde que volte a sua cidade de origem com o mesmo grupo de pessoas que trouxe, parte deste grupo ou sozinho", esclareceu o presidente da agência.