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com agências
A cada
R$ 100 em compras realizadas pela internet, R$ 3,64 representam tentativa de
fraude em Alagoas, ou seja, compra realizada com dados falsos ou roubados.
O
levantamento, divulgado nesta segunda-feria (7), ‘Tentativas de fraude e volume
de compras no comércio eletrônico brasileiro em 2013’, foi realizado pela ClearSale,
empresa especializada na detecção de ataques fraudulentos.
Nacional
O
estudo que examinou o comportamento do setor no país em 2013, também revela que
o Sul é a região que apresenta a menor tentativa de fraude, com índice de 1,5%,
sendo que representa 13% do volume de mercadorias comercializadas virtualmente.
Pelo ranking, a região Norte, que representa apenas 4% das vendas online,
lidera os ataques fraudulentos, atingindo 5,2%.
Metodologia
De
acordo com, Firer, a pesquisa é realizada com base nos dados obtidos com mais
de 2 mil clientes, entre eles, Nova.com, Magazine Luiza, Máquina de Vendas,
B2W, Avianca, Gol, NET, Vivo, Nextel, Recarregue Fácil e OnePay. A ClearSale
autentica 60 milhões de pedidos de compras por ano e, em 2013, evitou a fraude
de R$ 353 milhões. Pelo sistema da empresa passam 77% das transações do
e-commerce brasileiro.
DADOS
POR ESTADO: Valor, a cada R$ 100 em compras, destinados a golpes em compras
online
Estado
– Valor
Ceará – 6,56
Tocantins – 6,51
Amazonas – 6,37
Amapá – 6,23
Bahia – 6,14
Maranhão – 5,47
Pará – 5,27
Acre – 4,76
Goiás – 4,37
Paraíba – 4,28
Rio Grande do Norte – 4,16
Piauí – 3,72
Alagoas – 3,64
Pernambuco – 3,55
Distrito Federal – 3,45
Rio de Janeiro – 3,42
Sergipe – 3,38
Roraima – 3,29
São Paulo – 3,18
Mato Grosso – 2,96
Rondônia – 2,89
Minas Gerais – 2,13
Espírito Santo – 2,04
Mato Grosso do Sul – 1,73
Paraná – 1,60
Santa Catarina – 1,56
Rio Grande do Sul – 1,43
Regiões
-tentativas de fraudes – volume de compras online
Norte
– 5,20%-4%
Nordeste – 5%-15%
Centro-Oeste – 3,40%-7%
Sudeste – 3%-61%
Sul – 1,5%-13%
SAIBA COMO SE PROTEGER:
A
empresa E-bit, referência no fornecimento de informações sobre o
e-commerce nacional, elencou oito dicas para comprar com segurança na internet:
1 - Procure comprar em
lojas previamente conhecidas ou àquelas indicadas por amigos e parentes.
2 - Pesquise sobre a
idoneidade da loja em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e
comparação de preços nos quais outros usuários analisam os serviços das lojas e
fazem seus comentários sobre a empresa. A E-bit disponibiliza o selo de
certificação.
3 - Faça contato
telefônico com a loja e verifique se ela tem endereço, telefone fixo ou filial
física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme esses dados no
site da Receita Federal . Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou
“inativa”, desista da compra.
4 - Antes de comprar,
leia a política de privacidade da empresa. Fique atento às formas de pagamento
disponíveis, ao prazo de entrega e à política de troca e devolução de produtos.
5 - Prefira empresas
que aceitem plataformas de pagamento garantido via Internet (como o Bcash)
e procure não fazer pagamentos em boletos ou depósitos bancários.
6 - Verifique se a
loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados dados
pessoais do cliente como nome, endereço, documentos, número do cartão de
crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado
ativado (ícone amarelo em uma das extremidades da página). Clique no cadeado e
observe se a informação do certificado corresponde ao endereço na barra de
navegação do computador.
7 - Desconfie de
ofertas milagrosas e ganhos fora do comum principalmente de produtos
eletrônicos e informática, pois podem ser produtos falsificados, roubados ou a
empresa pode estar sonegando impostos, ou pior, ser um estelionatário.
8 - Salve ou imprima
todos os passos da compra, inclusive e-mails de confirmação.