29/09/2025 07:05:11

União dos Palmares
27/03/2014 16:46:47

Eletrobrás restabelece fornecimento de energia ao SAAE (cortada por falta de pagamento) e União volta a ser abastecida de água

Eletrobrás restabelece fornecimento de energia ao SAAE (cortada por falta de pagamento) e União volta a ser abastecida de água
Antiga administração do SAAE após reforma e antes de sua destruição

Um funcionário da autarquia SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de União dos Palmares) sob a condição do anonimato quanto provocado a falar sobre o corte do fornecimento do potencial energético as instalações da empresa ocorrido na manhã desta quinta feira (27) afirmou que ‘o diretor atual senhor Calazans com o aval da Prefeitura Municipal renegociou a divida e o fornecimento da energia foi restabelecido, o que nos leva a crer que ato o final da noite de hoje o abastecimento para toda a cidade volte a normalidade’.

‘Sou um dos funcionários com mais tempo de serviços prestados ao SAAE e não me lembro de no passado a energia da empresa ter sido cortada, o que para nós é uma vergonha embora sejamos impotentes para evitar fatos desta natureza’ disse melancolicamente o funcionário.

A direção do SAAE é um dos empregos mais disputados do governo municipal mesmo porque oferece ao seu ocupante status e um gordo salário de oito mil reais mensais totalmente incompatível com a realidade econômica do município. Desde o primeiro governo do falecido prefeito José Pedrosa até a atual do prefeito Dr. Carlos Alberto Baia ocupou o cargo os advogados Dr. Marcos Pedrosa e seu sobrinho o também bacharel Gustavo Pedrosa. Ambos perderam suas funções por motivos políticos.

A função hoje é exercida pelo zeloso Antonio Calazans da Luz técnico em saneamento e funcionário de carreira da autarquia a exatos 21 anos e que somente agora teve a sua grande chance de dirigir a empresa – mesmo sem muita experiência na parte administrativa – mas sua nomeação trouxe esperanças para muitos consumidores pelo fato de Calazans como é conhecido ser profundo conhecedor desde o sistema de captação da água até o esgotamento sanitário da cidade.

Empresa mal estruturada

No passado, a água que os palmarinos consumiam nascia na Serra dos Frios e exigia pouco investimento. O SAAE foi administrado por vários filhos da terra, dentre este o mais conhecido e lembrado foi o cidadão Roberto Correia de Araujo ‘seu Betinho da Água’ pessoa eficiente, amigo dos pobres e de índole pacata. ‘Seu’ Betinho faleceu subitamente começando daí as nomeações políticas que substituíram as técnicas.

Foi no período político que o SAAE perdeu sua sede pouco depois de ser reformada e modernizada. Alugou uma casa – onde permanece até agora – onerando ainda mais as despesas da empresa que necessita em caráter emergencial uma ampliação e reforma em toda sua estrutura já que a atual foi projetada no final do ano 70 e a população cresceu e continua crescendo assustadoramente.

Poucos são funcionários efetivos na empresa. Geralmente os cargos são exercidos por afilhados políticos e alguns deles totalmente incompetentes para a função que exercem a exemplo do tratamento com os clientes – razão maior da existência da autarquia e responsáveis pelo pagamento dos seus salários.

Há rumores na cidade que existem mais ligações de água do que de energia elétrica. A taxa mínima é de R$ 17,00 – uma das mais baratas do Nordeste – e a qualidade da água em época de verão é excelente. Todo sistema do SAAE depende de energia.

Uma curiosidade é que nenhum cidadão tem acesso a contabilidade da empresa que é um patrimônio público, e que arrecada por antecipação – os recibos do mês de março já estão nas residências – o que é uma dos mistérios que intrigam a comunidade sobretudo quando ocorre quebra de compromissos como a atual falta de pagamento da energia elétrica consumida pelas bombas e o próprio escritório administrativo da autarquia.

O valor do débito e as condições da negociação entre o SAAE e a Eletrobrás não foram revelados para a imprensa.

redação //