29/09/2025 10:14:17

União dos Palmares
21/03/2014 10:05:17

Região da Mata e particularmente União dos Palmares se despedem do verão com chuva

Região da Mata e particularmente União dos Palmares se despedem do verão com chuva
Ontem choveu bastante em União

Embora a temperatura ambiente continue como se diz no popular ‘abafada’ e oscilante entre 25 mais próxima dos 30 graus centigrados, União dos Palmares se despediu do verão de 2013/14 com intensas chuvas que se abateu sobre a região desde as 11:30 desta quinta feira (20) até por volta das 14:00 horas o que trouxe esperança aos agricultores e conseguiu – mesmo em pequeno percentual – elevar o nível das águas dos Rios Mundaú, Canhoto e seus afluentes que abastecem a cidade.

Nesta região do estado (zona leste) comumente as estações do ano são duas; o inverno e o verão e as duas intermediárias – outono e primavera – apenas dão o ar de suas pálidas presenças com demonstrações de chuva (outono) e sol (primavera). Já os invernos costumam ser rigorosos, as vezes atingindo até quatro, cinco meses – e os verões sempre proporcionam grandes estiagens.

Por se tratar de região situada na Zona da Mata que faz limite com o Agreste Setentrional (Pernambuco), os mais antigos acreditam que União dos Palmares e as cidades circunvizinhas têm características climáticas idênticas as duas regiões.

De toda forma e com a chegada da chuva existem boas perspectivas de safra o que poderá ser um fator decisivo na cambaleante economia da região e a quase convicção de que não existirá racionamento de água.

redação //


Galeria