29/09/2025 08:52:39

Justiça
15/03/2014 08:15:09

Judiciário alagoano inicia julgamento de 92 ações penais inclusive de ex-vereador de União dos Palmares

Judiciário alagoano inicia julgamento de 92 ações penais inclusive de ex-vereador de União dos Palmares
Ilustração

ascomtj-al //

 

Na próxima segunda (17), a partir das 8h, magistrados do Judiciário alagoano dão início às atividades da Semana Nacional do Tribunal do Júri para julgamento de 92 ações penais de crimes dolosos contra a vida incluídas na meta 04, da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp). No primeiro dia da força-tarefa, 18 réus devem comparecer aos salões do júri, divididos entre dez julgamentos no Fórum da Capital e cinco no interior.

Programação no Fórum da Capital

Em Maceió, a pauta desta segunda, a partir das 8h, traz ações penais como a de número 0500314-40.2009.8.02.0001, que trata do crime de homicídio contra um reeducando da unidade prisional Baldomero Cavalcante no dia 26 de janeiro de 2009, que teria sido motivado por disputadas por pontos de tráfico de drogas dentro daquele estabelecimento prisional.

De acordo com a denúncia, o crime teria sido executado por ordem dos acusados Charles Gomes de Barros (Charlão), apontado como um dos principais traficantes do Estado, e Antônio Marcos Soares dos Santos (Carioca, mediante ajuda determinante de Antônio Francisco Salvador Irmão (Tonhão), ex-diretor de disciplina do Baldomero Cavalcante, e, como executores diretos, Flávio Elias dos Santos e Luciano José da Silva (este último fora do julgamento).

Também em destaque, a ação penal de número 0018947-79.1997.8.02.0001 trata da denúncia contra George Vergeti de Siqueira Júnior, ex-vereador por União dos Palmares, Maurício Jorge Góes Vergeti de Siqueira e George Vergeti de Siqueira, como mandantes do assassinato do comerciante José Severino Lopes, no dia 18 de março de 1997, no cruzamento das ruas Miguel Palmeira e Manoel Menezes, no bairro do Farol, em Maceió.

Segundo a denúncia, um desentendimento entre a vítima e Líbia Vergeti, da família dos acusados, ocorrido em 1996, teria provocado o interesse dos mesmos em ceifar a vida da vítima, que foi morta, meses depois, por disparos de arma de fogo efetuados pelo acusados materiais José Carlos da Silva Ferreira e José Cláudio da Silva Ferreira.

O caso que trata da morte do estudante de direito, Márcio Edsandro, atingido por disparos de arma de fogo em um posto de gasolina do bairro Stella Maris também está pautado. O processo nº 0008029-69.2004.8.02.0001 leva ao Júri o acusado Gerson Lopes de Albuquerque Júnior, que teria marcado encontro com a vítima no local e deflagrado os tiros enquanto Márcio ainda estava dentro do carro. Como trata a denúncia, o crime seria motivado por discussão relacionada a caso amoroso.

Outros oito julgamentos serão realizados no primeiro dia da Semana Nacional do Tribunal do Júri, coordenada pelo desembargador Otávio Leão Praxedes, gestor das metas Enasp em Alagoas, e apoiada pelo presidente da Corte, desembargador José Carlos Malta Marques, para quem os julgamentos dos acusados de crimes dolosos contra a vida é uma resposta do Judiciário ao combate à violência em todo o estado.

Julgamentos nas comarcas do interior

Dos cinco processos pautados para as comarcas do interior, no próximo dia 17, três são originários da Comarca de São Miguel dos Campos, um da Comarca de Coruripe e outro da 3ª Vara da Comarca de União dos Palmares. Em união, o processo julgado é o de número 0000661-57.2012.8.02.0056, cujo réu é Leonardo Vaz Cavalcante (Pica-Pau), preso acusado de participação em cinco assassinatos registrados na cidade, ocorridos no final do carnaval do ano de 2012, no conjunto Sagrada Família, conhecido como Mutirão. O réu teria agido com outros dois familiares.