29/09/2025 08:52:29

Maceió
14/03/2014 09:40:11

Jornalista Valmir Calheiros morre, na noite dessa quinta, aos 69 anos

Jornalista Valmir Calheiros morre, na noite dessa quinta, aos 69 anos
Jornalista Valmir Calheiros

gazetaweb //

 

O jornalista Valmir Calheiros, 69 anos, faleceu na noite dessa quinta-feira (13). Valmir passou mal em sua residência e foi encaminhado ao hospital da Unimed, no Farol, onde morreu.

Uma das referências do jornalismo alagoano, Valmir começou cedo na profissão. Foram 54 anos de paixão pelo ofício. Nascido em Atalaia, em 23 de março de 1944, com apenas 14 anos teve uma crônica sua publicada no Jornal de Alagoas. Depois de se mudar para a capital, Maceió, foi membro do movimento estudantil, tendo integrado, inclusive, a diretoria da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (Uesa).

Em 1962, foi convidado por Arnon de Mello para integrar a equipe da Gazeta de Alagoas. Passando por diversas funções dentro do jornal, Valmir foi um dos editores gerais mais jovens de Alagoas, na década de 1970. Ele trabalhou por anos no jornal impresso da Organização Arnon de Mello.

Durante o aniversário de 80 anos do jornal Gazeta de Alagoas, no último dia 25 de fevereiro, Valmir foi um dos homenageados com a comenda Jornalista Arnon de Mello, por ser um dos funcionários mais antigos da OAM.

Ele também passou pelo extinto Jornal de Hoje e foi correspondente do impresso O Estado de São Paulo. E exerceu a chefia da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, ocupando o cargo por seis administrações consecutivas. Também trabalhou na assessoria de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas.

Além de jornalista, ele era advogado e historiador. Valmir deixa a esposa; uma filha, a também jornalista Valdete Calheiros; e dois netos.

O corpo será velado no Sindicato dos Jornalistas, e o sepultamento está marcado para as 16h desta sexta-feira (14), no Cemitério Nossa Senhora Mãe do Povo, em Jaraguá.