29/09/2025 08:46:14

União dos Palmares
13/03/2014 09:40:26

Universidade na Zona da Mata de AL em União dos Palmares tem criação aprovada

Universidade na Zona da Mata de AL em União dos Palmares tem criação aprovada
Deputado João Caldas finalmente viabilizou Faculdade Federal para União dos Palmares

tribunahoje //

assessoria-mídia parlamento

 

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos da Câmara aprovou na manhã desta quarta-feira, dia 12 de março,  projeto de lei do deputado federal João Caldas (SDD-AL) que autoriza o governo federal a instituir a Universidade Federal da Zona da Mata. O relatório pela aprovação do projeto foi de autoria da deputada Andreia Zito (PSDB-RJ). A proposta agora será encaminhada para análise da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

 

“Este é um primeiro passo para a conquista da universidade que tanto vai beneficiar a nossa região. A universidade será um ganho para todo o Estado”, afirmou o deputado.

 

A Universidade Federal da Zona da Mata terá sede no município de União dos Palmares. Em seu projeto, aprovado pela comissão nesta quarta, Caldas argumenta que o município de União dos Palmares constitui o polo estratégico da região da Zona da Mata do Estado de Alagoas, interligando 14 municípios que integram a região com o norte alagoano.

 

“A economia da região rem foco nas indústrias de laticínios, usinas de açúcar, pecuária de leite e corte e lavouras diversificadas, justificando plenamente a ampliação da oferta de ensino superior público de qualidade”, afirmou o deputado na justificativa.

 

Segundo a relatora da proposta, deputada Andreia Zito (PSDB-RJ), é “notória a relação que se verifica entre o desenvolvimento dos setores modernos da economia e a capacidade do ensino superior instalado”. Andreia Zito ainda afirma:

 

“Visivelmente, a região da Zona da Mata constitui um polo importante para o desenvolvimento de Alagoas, com alto potencial de crescimento e com uma demanda expressiva por profissionais de nível superior, justificando, sem dúvidas, as devidas providências da União, principal responsável por este tipo de ensino, para um atendimento efetivo quanto à ampliação da oferta de matrículas em cursos de graduação e pós-graduação”, afirmou.