g1-al //
A secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) informou, na manhã desta quarta-feira (12), que vai conceder o reajuste salarial de 5,91% a ser pago na folha do próximo mês de maio aos funcionários públicos do estado. A alteração é referente à reposição da inflação, que deve alinhar o valor do salário do funcionalismo pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Por meio da assessoria de imprensa, o secretário da Segesp, Alexandre Lages, explicou que não há possibilidade de concessão de qualquer outra forma de aumentos ou reajustes até o final de 2014.
Segundo Lages, o ano é de fechamento de contas com o agravante de que Alagoas, em 2013, ultrapassou o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O gasto com salários no último quadrimestre de 2013 foi de 47,7% da receita líquida, quando a LRF prevê um teto máximo de 46,55%.
Ainda de acordo com Lages, Alagoas manteve uma situação de política salarial acima dos estados do Nordeste e foi um dos únicos a estabelecer uma política salarial desta natureza. “Cumprir a reposição salarial anual pelo IPC sempre foi um grande sacrifício, mas que foi cumprida à risca pelo governo Teotonio Vilela Filho. O índice aplicado de 5,91%, por exemplo, só foi possível graças ao avanço do ajuste fiscal desde a primeira gestão”, disse.