29/09/2025 08:44:16

Alagoas
07/03/2014 15:41:05

Servidores federais da Ufal confirmam greve para o dia 17 deste mês

Servidores federais da Ufal confirmam greve para o dia 17 deste mês
Ilustração

cadaminuto //

Paulo chancey junior

 

A rodada de negociações nacional ainda está em discussão com o governo federal, mas os técnicos administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) já decidiram por uma paralisação. No próximo dia 17, os servidores entrarão em regime de greve, porém o grupo poderá ser reforçado com os demais cargos que também podem suspender suas atividades.

 

Segundo Emerson Oliveira, técnico administrativo da Ufal e representante do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal), os servidores federais  seguem as recomendações do movimento nacional, mas cada Estado tem as suas especificidades, por isso a paralisação está confirmada.

 

“O movimento nacional ainda está negociando, dando um ultimato ao governo federal para que seja cumprido o acordo de 2012. Daí, poderão deliberar por uma greve geral. Mas, cada Estado tem suas especificidades e aqui em Alagoas, os técnicos administrativos já tem paralisação confirmada para o dia 17”, afirmou.

 

O número de servidores federais paralisados poderá aumentar de acordo com as negociações. As últimas reuniões foram realizadas ontem e seguem durante esta sexta-feira.

 

Entre outras reivindicações, o movimento nacional pede a implementação da jornada de trabalho de 30 horas semanais, já prevista por um decreto presidencial, contagem especial do tempo de serviço para trabalhadores com insalubridade, além da abertura imediata de concursos públicos, que são necessários para que o ocorra a recomposição dos quadros.

 

Atualmente, o quadro de servidores das universidades federais chega a 143 mil em atividade, aumentando para 174 mil, se contados os aposentados.