Duas guarnições do Corpo de Bombeiros de Maceió após uma perigosa incursão em um local íngreme de difícil acesso até para os moradores da Fazenda 'Sitio do Meio’ na Região do Vale da Pelada a 22 quilômetros do centro de União dos Palmares localizaram o corpo da estudante Taciane Isaias da Silva de 18 anos de idade residente na Fazenda ‘Sitio do Brejo’ também na zona rural do município desaparecida desde a manhã desta segunda feira dia 03.
O inicio da história
No final da tarde de ontem os operários identificados como Nau, Daniel Brito e Cícero estiveram na 11ª DRP e comunicaram ao chefe de Expediente Luiz Carlos da equipe do Delegado Valter Nascimento de Murici de plantão em União que os três em companhia de Francisco Ferreira da Silva de 29 anos de idade todos quebradores de pedras residentes no sitio Pindoba II encontraram na margem da BR-104 a estudante Taciane e a trouxeram para um banho de bica onde o quarteto trabalhava a serviço de um empresário da região.
‘Não era dia de trabalho e a porteira estava fechada. Circundamos o local e entramos por baixo de um arame farpado para ter acesso a cachoeira. Quando estávamos lá, Francisco e Taciane que eram namorados se afastaram para outra queda d’água mais abaixo quando cerca de 40 minutos após, Francisco veio de encontro ao grupo, apanhou as suas coisas e saiu apressadamente’ teria dito o trabalhador ao chefe Luiz Carlos.
Outras pessoas afirmam que Cícero (que é irmão de Francisco) teria contado que Francisco ao retornar do banho afirmou muito nervoso: ‘fiz uma besteira: empurrei a Tati abismo abaixo’ e dizendo isso apanhou sua moto e desapareceu rapidamente. Este segunda versão merece confirmação, mas uma das irmãs da moça morta disse a imprensa que ouviu quando o homem contou a conversa que teve com o acusado minutos após o crime.
O inicio das investigações
Nesta terça feira, agora já com a equipe do 25º DP que atua em Fernão Velho em Maceió comandada pela doutora Maria do Socorro, o chefe de expediente Edvaldo conhecido como Vavá e mais três agentes seguiram para o local onde a moça foi vista pela ultima vez e lá arrolaram testemunhas que vão subsidiar o inquérito que será presidido pelo Delegado Regional de União Dr. Isaias e terá inicio ainda na manhã desta quarta feira de cinzas.
Na bica onde a moça viveu seus últimos momentos, evidencias da presença do grupo: pães ainda fresquinhos, a bolsa com roupas da jovem, seu telefone celular, documentos e dinheiro, algumas garrafas vazias (uma de conhaque) e várias latas de aguardente, instrumentos para quebrar pedras, e na bica um pouco mais abaixo, as peças intimas da estudante e preso a um galho seco, alguns preservativos o que comprova a presença dos dois no local e levanta indícios de um relacionamento amoroso. Tudo foi minuciosamente examinado pelos agentes da policia judiciária e o material foi recolhido para analise no Instituto de Criminalística em Maceió.
O resgate difícil do cadáver
Para o corpo de jovem ser resgatado, os bombeiros utilizaram cordas para a pratica de rapel, porém, ao localizar o cadáver bastante desfigurado (o corpo rolou por mais de 170 metros por ladeira rochosa e íngreme), foi necessário utilizar uma picada aberta por nativos no meio do mato, o que obrigou a um contorno carregando o cadáver em uma maca de mais de um quilometro até onde as viaturas estavam estacionadas.
Segundo o pai de Taciane, o agricultor Arnobio Isaias da Silva, sua filha jamais demonstrou tendências para ter casos com homens mais velhos e sobretudo casados. ‘Ontem de manhã, ela saiu de casa em companhia da mãe até a BR-104 quando Francisco passou em uma moto e seu ofereceu para transporta-la até a cidade. A mãe como eu nunca desconfiamos de nada e pensávamos que nossa menina ia passar o dia na casa de uma colega em União. A noite, a noticia: minha filha teria sido assassinada pelo namorado’ contou o homem em desespero.
A morte da jovem que em dezembro do ano passado concluiu o segundo grau no Colégio Estadual Monsenhor Clovis Duarte e ainda não havia se definido que carreira de nível superior seguir apanhou a comunidade de surpresa que evidentemente ficou chocada com a noticia macabra cujo fato também arrefeceu os ânimos dos poucos foliões que curtiam o ultimo dia de carnaval na cidade. O corpo foi removido para o IML em Maceió.
redação //