29/09/2025 07:10:02

Maceió
25/02/2014 16:50:03

Após confusão, Sgap encontra sete adolescentes feridos na UIM

Após confusão, Sgap encontra sete adolescentes feridos na UIM
Menores se comunicam através de um portão na UIM

gazetaweb //

regina carvalho

 

Após confusão na Unidade de Internação Masculina (UIM), na manhã desta terça-feira (25), equipe da Superintendência Geral de Administração Penitenciária (Sgap) conversou com os adolescentes e encontrou, até agora, sete deles com ferimentos. Os menores infratores atribuem a monitores as supostas agressões.

Com base nos relatos dos adolescentes, a Sgap solicitou que os menores façam exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML), em Maceió. A medida servirá para investigar as supostas denúncias de maus-tratos praticados pelos monitores que trabalham na Unidade de Internação Masculina.

Segundo a assessoria de comunicação, o superintendente-adjunto da Sgap, Marcos Sérgio de Freitas Santos, conversou com os adolescentes que relataram os supostos abusos praticados dentro da unidade. As denúncias contra os profissionais que atuam na UIM serão apuradas.

Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Gerenciamento de Crises da Polícia Militar chegaram a ser acionadas, mas não entraram porque a situação, de acordo com a Sgap, já tinha sido contornada. Trinta e dois adolescentes estão apreendidos na UIM. Nenhum deles precisou de atendimento médico.

De acordo com parentes dos adolescentes, os menores infratores estariam sendo espancados e pressionados por agentes terceirizados a iniciar motins dentre da unidade. O objetivo dessas rebeliões, conforme as mães, é fazer com que o governo inicie uma negociação salarial com a categoria.

Na semana passada, os monitores das unidades de internação fecharam trecho da Ladeira dos Martírios, no Centro, para cobrar melhores salários e fizeram apitaço na frente do Palácio República dos Palmares.