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Maceió
16/02/2014 21:39:11

Faixa Exclusiva para ônibus começará a valer amanhã dia 17 em Maceió

Faixa Exclusiva para ônibus começará a valer amanhã dia 17 em Maceió
Faixa azul é exclusiva para ônibus
  1. tudonahora //
  2. erick maia e gilson moteiro

A partir desta segunda-feira o maceioense passa a contar com uma mudança um tanto drástica no trânsito no percurso que começa na Avenida Tomás Espíndola e toda a extensão da Avenida Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro até o posto da Polícia Rodoviária Federal. A polêmica "faixa azul", que limita parte da pista exclusivamente para ônibus coletivos.

Antes de ser posta em prática, a medida encontrou resistência entre, por exemplo, taxistas, que protestaram na Avenida Fernandes Lima na última sexta-feira, 14, reivindicando o direito de transitar na faixa.

Depois da fase educativa, após  o período de adaptação, que começa nesta segunda, os condutores que não respeitaram a sinalização começarão a ser multados a partir do dia 10 de março. 

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A implantação da faixa azul acontece paralelamente à licitação das empresas que prestarão serviço ao transporte público coletivo da capital, já iniciado com a realização de uma audiência pública.  Segundo o prefeito, a mudança no trânsito, somada à licitação, são formas de melhorar o trânsito da capital por meio de avanços na qualidade do transporte público. 

Reveja entrevista do TNH1 com Roberto Barreiros, Assessor Especial de Trânsito, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), com as principais dúvidas sobre a mudança no trânsito. 

TNH1 - A Faixa Azul vai ser exclusiva para ônibus?

Roberto Barreiros – Não. A faixa azul vai ser uma faixa com restrições, como prevê o Código Brasileiro de Trânsito (CTB). O motorista vai ter acesso a ela para converter a direita, deixando essas avenidas, ou mesmo retornado a elas, inclusive, acho que essas dúvidas se dão por conta da sinalização horizontal [pintura feita no asfalto], que só é pontilhada em frente às ruas, mas essa sinalização esta de acordo com o que determina o CTB.

TNH1 – Como o condutor deve fazer então?

Roberto Barreiros – Por exemplo, se o motorista vai entrar na Rua Tereza de Azevedo, ali nas proximidades da Casa Viera, do Farol, ele deve ter acesso à Faixa Azul um pouco antes para fazer essa conversão, por exemplo, próximo à Avenida Rotary ou um pouco antes, do mesmo modo de quem vai ter acesso a essas avenidas, que deverá transitar na faixa azul para ganhar a velocidade para entrar nas outras faixas.

TNH1 – Mas assim o acesso fica a apenas um quarteirão, e a propaganda oficial diz que o motorista pode transitar pela faixa até dois quarteirões, como é mostrado na propaganda veiculada na televisão (veja vídeos abaixo).

Roberto Barreiros – Existem quarteirões pequenos, e quarteirões como os do Quartel Geral do Exército, ou ainda o do Hospital do Usineiro, que são grandes. Tudo é uma questão de bom senso, para usar a Faixa Azul apenas o necessário para que as conversões sejam feitas.

TNH1 – Como será feita essa fiscalização?

Roberto Barreiros – Através de Câmeras que farão a leitura das placas automaticamente.

TNH1 – Mas as câmeras de viodeomonitoramente, que já estão instaladas, cumprirão esse papel?

Roberto Barreiros – Não. Poderão até auxiliar nesse processo, mas serão outros equipamentos usados para este fim. Há outro equipamento que poderá ser utilizado, que são as câmeras que já existem em alguns ônibus que poderão ser analisadas pela SMTT. Além disso, teremos também agentes de trânsito fazendo essa fiscalização.

TNH1 – Quando a Faixa Azul passar vigorar todo o trânsito, que hoje ocupa as três faixas dessas avenidas, ficarão limitados a apenas duas faixas, o que deve aumentar o congestionamento. Há alguma medida sendo tomada para aumentar o fluxo nessas avenidas, como o aumento do tempo dos semáforos?

Roberto Barreiros – Foi feito um contrato de manutenção semafórica para Maceió e essa empresa é obrigada a fazer algumas modificações nesse sentido, ainda não quer dizer que os semáforos serão sincronizados, porque isso poderá causar transtornos na Gruta, na Avenida Rotary. Então estamos procurando fazer melhorias nesse sentido, e essa empresa vai fazer uma contagem para isso. Com a vinda do VLT, a gente vai modificar isso um pouco.

TNH1 – Há uma insatisfação de taxistas, que queriam trafegar na faixa azul. Será liberado?

Roberto Barreiros – Não. Ele poderá acessar em qualquer ponto para pegar um passageiro, ou para fazer a conversão saindo ou entrando nessas Avenidas, mas trafegar exclusivamente por ela, como os coletivos farão eles não poderão, assim como os complementares ou motociclistas.

TNH1 – No caso do transporte complementar, como isso será monitorado?

Roberto Barreiros – Da mesma forma que é feito hoje, com fiscalização. E caso eles sejam flagrados a solução será multar. Mas nós estamos fazendo o necessário, inclusive estaremos nos reunindo com a Arsal [Agência Reguladora de Serviços de Alagoas,], que é quem deve fiscalizar esse transporte, para que isso aconteça, porque não há fiscalização desse transporte pela Arsal em Maceió.

TNH1 – Os veículos flagrados de forma irregular fazendo lotação continuarão sendo recolhidos ao pátio da SMTT?

Roberto Barreiros – Não. Nós começamos a liberar esses veículos por ordem judicial favorável as pessoas que foram flagradas cometendo essa irregularidade. Que no entendimento do magistrado nós deveríamos seguir a orientação do CBT, que diz que o carro deverá ser multado e retido, ao invés de recolhido, e nós vamos fazer exatamente o que o juiz mandou, que é a retenção, onde iremos determinar que todos os passageiros desçam do veículo, se não quiser descer serão presos. Além disso, tem a multa, que vai penalizar o condutor em 4 pontos na carteira, é um trabalho de chinês, para ser feito com paciência, mas em pouco tempo ele vai ter 20 pontos e vai perder a carteira por um ano, sem contar o tempo que irá perder com o andamento do processo administrativo.