29/09/2025 07:10:44

Educação
08/03/2013 09:40:24

Alunos de escolas públicas alagoanas têm o pior desempenho do País

Alunos de escolas públicas alagoanas têm o pior desempenho do País
Escola Pública CEPA em Maceió

gazetaweb //

david lucena

 

Os alunos de escolas públicas em Alagoas têm o pior desempenho de todo o País, segundo o relatório ‘De Olho nas Metas’, divulgado nesta semana pela organização ‘Todos Pela Educação’. Conforme a pesquisa, os estudantes de todas as faixas etárias registraram os piores resultados em Língua Portuguesa. Já em Matemática, somente os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental não ficaram na última posição, mas em antepenúltimo.

Segundo o relatório, apenas 8,8% dos alunos concluem o Ensino Médio em escolas públicas alagoanas com desempenho adequado em Língua Portuguesa. Em Matemática, esse índice é de somente 1,4%.

A pesquisa revela ainda que 13,1% dos alunos do 5° ano tiveram desempenho acima do considerado adequado pelo Todos Pela Educação em Língua Portuguesa. Já entre os estudantes do 9° ano do ensino fundamental, o resultado foi ainda pior: 8%.

Em Matemática, 10,2% dos alunos do 5° ano tiveram desempenho acima do adequado. Esta foi a única faixa etária em que o Estado não ficou em último lugar no ranking. Atrás de Alagoas estão apenas Maranhão (10,1%) e Amapá (9,6%). Já no 9° ano, somente 3,6% dos estudantes alcançaram a meta.

Alunos não se formam na idade adequada

Além disso, Alagoas registra a menor quantidade de alunos que concluem o Ensino Fundamental até os 16 anos de idade: 38,9%. Já no Ensino Médio, somente 33,7% dos estudantes se formam aos 19 anos. Apenas os estados do Amazonas (33%) e Pará (29,6%) têm desempenhos piores.

Outro ranking negativo liderado por Alagoas é do número de jovens entre 15 e 17 anos que freqüentam a escola. Segundo a pesquisa, somente 74,6% desses adolescentes estão matriculados.

‘De Olho nas Metas’ é o relatório anual do Todos Pela Educação para o acompanhamento dos indicadores educacionais do País sobre atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no Ensino Fundamental e Médio, conclusão dos estudos e financiamento da Educação.