Sob a presidência do vereador Benedito José dos Santos foi aberto na manhã desta terça feira (19) o ano legislativo da Câmara de Vereadores de União dos Palmares com a presença de 14 dos 15 edis eleitos em novembro de 2012, evento que lotou o auditório do Poder Legislativo com a presença de estudantes, lideres classistas, empresários, curiosos e toda imprensa palmarina que assistiram a primeira atuação dos novos representantes da sociedade em atividade.
Uma extensa pauta com o cometimento de pequenas gafes – naturais a estreantes – determinou o tempo de duração da sessão em quase quatro horas e que ao seu termino registrou o auditório quase sem assistência.
O expediente do dia foi composto do Primeiro Projeto de Lei de 2013 que retificou o Regimento Interno da casa votado em caráter de urgência urgentíssima e que modificou o horário das sessões para as segundas feiras semanalmente a partir das 19 horas.
Os vereadores apresentaram requerimentos sobre diversos assuntos entre estes o de autoria do edil Rafael Pedrosa que requereu a prestação de contas, folha de pagamento aos comissionados, contratos pessoais e argüiu o Diretor da instituição pelo fato da sede da autarquia haver sido demolida em pouco menos após cinco anos de reinaugurada e não mais foi reerguida.
Idêntico teor teve o requerimento do vereador Alan Elves, mas destinado a SEINFRA.
O vereador Fabian Holanda, Dr. Paulo Cavalcante e Jailson Vicente apresentaram documentos idênticos destinados (pela ordem) as secretaria de saúde, educação e administração.
O edil Cícero Aureliano requereu sete vezes, a saber: ao gestor Beto Baia para serem retomadas as obras das praças das Cohab(s) Nova e Velhas; a pavimentação do Loteamento Santa Maria Madalena: a retomada das discussões acerca do Matadouro Municipal; ao comando do 2º BPM para a reativação da Unidade Pacificadora do Bairro Sagrada Família conhecido como ‘Mutirão’; criação da UPP e da guarda municipal no Bairro Newton Pereira; solicitação do governador do IML em União dos Palmares; redutores de velocidade na rua paralela a igreja Assembléia de Deus na Rua Edgar Sarmento.
O advogado Paulo Roberto Alves Cavalcante solicitou através de requerimento a justificação das vantagens concedias a funcionários da secretaria de administração e a não liberação de cheques de pagamentos referentes ao mês de janeiro.
Encerrado o expediente do dia usaram da palavra os vereadores Paulo César que requereu verbalmente ao secretário municipal de transito e transporte ex-vereador Edvan Correia prestação de contas do seu primeiro mês de gestão, cópias dos contratos pessoais, cargos comissionados, contratos de transportes, cujos documentos fossem extraídos em duas vias sendo uma destas cópias direcionado ao Ministério Público Estadual.
O vereador Fabian Holanda através de requerimento solicitou a Rádio AG cópia da gravação de um programa onde a professora Fabiana diretora do Sinteal local havia afirmado que os secretários municipais ‘mandavam mais que o prefeito’ no município; também endereçou requerimento verbal ao arcebispo de Maceió dom Antonio Muniz onde pediu a permanência do Padre Francisco na paróquia de União dos Palmares.
No primeira dia de trabalhos não utilizaram a palavra os vereadores Almir Belo, ‘Nego da Serra’, Lucas de Macarrão, Jailson Vicente e Manoel Preguinho. Também foi faltoso o vereador Joaquim Luiz de Brito que teve a ausência justificada pelo Presidente da Casa vereador Benedito José dos Santos na abertura dos trabalhos.
antonioaragão //