correiodealagoas //
Com a determinação da Justiça de reintegração de posse, equipes da Polícia Militar começaram a negociar a retirada de 300 famílias de um terreno localizado às margens da BR-101, na cidade de Messias. O terreno onde deverá funcionar um destrito industrial de Messias é ocupado há mais de três anos por integrantes do Movimento Popular Terra Livre (MTL).
A previsão é que a reintegração dure três dias. Porém, após negociar com a Polícia Militar algumas famílias já optaram pela desocupação pacífica e começam a deixar os barracos na manhã desta segunda-feira (18). Máquinas da prefeitura já iniciaram a demolição de alguns barracos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está no local e bloqueou um trecho da rodovia, próximo à cidade, para evitar congestionamento.
Essa ação de reintegração vem gerando polêmica, pois o Movimento Popular Terra Livre (MTL) acusa a prefeitura de Messias de ter interesse em retirar os moradores por um único objetivo específico. Segundo manifestantes a prefeitura quer criar um pólo industrial no local.
O movimento denuncia também que em várias ocasiões tentou abrir negociações com a prefeitura, mas que nunca obtiveram respostas, e que o governo estadual teria prometido a construção de casas em outra área, em janeiro de 2012, mas que não havia cumprido com o prometido.